Pica-pau-branco

Fotografia por Cláudio Dias Timm, CC BY-NC-SA

Local da foto: Rio Grande do Sul, Brasil

 NIKON D750 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 600mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/4000s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 25/06/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Pica-pau-branco

Melanerpes candidus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Piciformes
Família Picidae
Gênero Melanerpes
Nome Científico Melanerpes candidus(Otto, 1796)
Nome Inglês White Woodpecker
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O pica-pau-branco é uma ave piciforme da família Picidae.

O macho adulto do pica-pau-branco tem o manto, dorso, asas e cauda pretas. As penas de voo são pretas acastanhadas acima e a parte de baixo das asas é preta acinzentada. A coroa, face, uropígio e partes inferiores são brancas, às vezes, com tons de amarelo. A cabeça é branca e tem uma faixa preta que corre de trás do olho até a parte superior do manto. A nuca tem uma mancha amarela. A parte inferior da barriga também tem uma mancha amarela que pode se estender até a parte inferior do peito. Os olhos são rodeados por um anel de pele nua de cor amarela. A íris é amarelada. O bico forte é reto, longo e cinzento, mais pálido perto da base. As pernas e pés são acinzentados. A fêmea tem plumagem semelhante à do macho, mas ela não tem a mancha amarela na nuca e a faixa preta da cabeça não é tão bem definida como no macho, sendo mais diluída ou embaçada. Os jovens são mais marrons do que pretos e tem plumagem menos brilhante que os adultos. As áreas brancas são tingidas de bege e a mancha amarela na barriga é mais diluída.

O pica-pau-branco tem entre 24 e 29 cm de comprimento e peso entre 98 e 136 g.

Biologia

A dieta do pica-pau-branco é variada, mas se alimenta predominantemente de frutas e sementes, sendo um importante dispersor de algumas espécies de sementes. Ocasionalmente, também ataca ninhos de vespas e de abelhas selvagens para se alimentar de insetos adultos, larvas e mel. Forrageia em grupos familiares e, algumas vezes, em bandos de aves de espécies mistas com membros de pica-paus do gênero Colaptes.

O pica-pau-branco é uma ave arborícola e é encontrado em grupos barulhentos, geralmente compostos de 6 a 10 indivíduos, mas pode chegar a 20 indivíduos. Durante a época de reprodução, os indivíduos do grupo fazem numerosos voos de exibição. Eles pulam em um galho enquanto escalam com as asas levantadas, batendo asas, voando de um galho para outro e depois, voltando para o primeiro.

O período de reprodução do pica-pau-branco ocorre entre setembro e novembro e, ocasionalmente, pode nidificar comunitariamente. O ninho é um buraco em um tronco de árvore seca ou palmeira, mas às vezes, utiliza uma cavidade natural em rochas. A fêmea coloca de 3 a 4 ovos brancos e a incubação é compartilhada pelo casal. Os filhotes deixam o ninho depois de aproximadamente 35 dias.

Habitat

O pica-pau-branco habita bordas de florestas, bosques secos abertos, savanas arborizadas, áreas arbustivas com árvores dispersas, plantações, pomares, parques e mangues. É uma espécie oportunista e adaptável, sendo vista também em cidades.

Distribuição

O pica-pau-branco tem uma grande distribuição na América do Sul. Ocorre do Suriname e Guiana Francesa, em grande parte do Brasil, até o sudeste do Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e norte da Argentina.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Melanerpes candidus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22680798A92878939. Acessado em 17 Mai 2018.
  • Wikipedia contributors. "White Woodpecker." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Fev 2018. Web. 17 Mai 2018.
  • Pica-pau-branco (Melanerpes candidus). WikiAves, a Enciclopédia das Aves do Brasil.
  • White Woodpecker (Melanerpes candidus), In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA.
  • Oiseaux-birds.com
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.