Pica-pau-amarelo

Fotografia por João Quental, CC BY

Local da foto: Província de Manú, Madre de Dios, Peru

 NIKON D4 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 600mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/1000s  •  ISO: 1600
Data em que a foto foi tirada: 26/06/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Pica-pau-amarelo

Celeus flavus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Piciformes
Família Picidae
Gênero Celeus
Nome Científico Celeus flavus(Statius Muller, 1776)
Nome Inglês Cream-colored Woodpecker
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O pica-pau-amarelo é uma ave piciforme da família Picidae.

A plumagem do pica-pau-amarelo é amarela cremosa pálida, com asas marrom-escuras e uma cauda preta. O bico forte é relativamente estreito e de cor amarelada. A cor dos olhos varia de vermelha a marrom avermelhada, com um anel ocular escuro. As pernas e os pés são cinza-escuros. A cabeça tem uma crista longa e amarelada que vai da coroa até a nuca e sempre está ereta. Macho e fêmea têm plumagem semelhante, mas o macho tem uma faixa malar vermelha brilhante, característica que o distingue da fêmea. A plumagem dos jovens é semelhante à dos adultos, mas é ligeiramente amarela acanelada. O macho jovem apresenta a faixa malar vermelha muito cedo.

O pica-pau-amarelo tem entre 24 e 26 cm de comprimento e pesa entre 95 e 130 g.

Biologia

A dieta do pica-pau-amarelo é composta principalmente de formigas arborícolas e cupins, mas geralmente é suplementada com sementes e frutas. Pode passar um bom tempo abrindo ninhos de formigas ou de cupins nas árvores. Pode ser visto forrageando isoladamente, mas é visto também com frequência em pares ou em pequenos grupos de 3 ou 4 indivíduos, tanto em árvores quanto no solo.

Uma ave de hábitos diurnos, o pica-pau-amarelo deixa seu local de abrigo ao nascer do sol, mas reduz sua atividade ao meio-dia. Geralmente se abriga em um buraco na árvore. Quando em pares, os parceiros se empoleiram próximos um do outro no mesmo galho.

Como a maioria dos pica-paus, tem um voo ondulante, com uma série de rápidas batidas de asas e breves voos planados com asas fechadas que produz um voo característico.

A época de reprodução do pica-pau-amarelo ocorre de abril a junho na Colômbia, talvez mais cedo na Venezuela. O comportamento de nidificação é desconhecido, mas provavelmente nidifica em buracos de árvores.

Habitat

O pica-pau-amarelo habita florestas tropicais, florestas de galeria, florestas pantanosas e de várzea, manguezais, florestas perto de rios, bosques decíduos e plantações de cacau.

Distribuição

O pica-pau-amarelo é nativo da América do Sul e ocorre desde a Colômbia, Venezuela, Guianas e Suriname até o Equador, Peru, Bolívia e Brasil.

Subespécies

  • Celeus flavus flavus - ocorre no leste da Colômbia, sudoeste e nordeste da Venezuela, nas Guianas, ao sul até o leste do Equador, oeste do Brasil e norte da Bolívia.
  • Celeus flavus peruvianus - ocorre na região tropical do leste do Peru.
  • Celeus flavus subflavus - ocorre no leste do Brasil (em Alagoas e ao sul na costa da Bahia até o Espírito Santo).
  • Celeus flavus tectricialis - ocorre no nordeste do Brasil (Maranhão).

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Celeus flavus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22681344A92902694. Acessado em 01 Jun 2018.
  • Wikipedia contributors. "Cream-colored Woodpecker." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 26 Abr 2018. Web. 01 Jun 2018.
  • Oiseaux-birds.com
  • Winkler, H., Christie, D.A. & Bonan, A. (2018). Cream-colored Woodpecker (Celeus flavus). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.