Pavão-verde

Copyright © Francisco Herrera

Local da foto: Zoológico de Miami, Flórida, Estados Unidos

 E-620 (OLYMPUS IMAGING CORP.)
Distância Focal: 158mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 01/04/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Pavão-verde

Pavo muticus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Galliformes
Família Phasianidae
Gênero Pavo
Nome Científico Pavo muticusLinnaeus, 1766
Nome Inglês Green Peafowl, Burmese Peafowl, Java Peafowl, Green-necked Peafowl
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2016)

Descrição

O pavão-verde, conhecido também como pavão-birmanês, pavão-de-java e pavão-de-pescoço-verde, é uma ave grande e colorida da família do faisão, Phasianidae.

O pavão-verde é famoso pela bela exibição do macho ao abrir as penas iridescentes da sua longa cauda, com tamanho superior a 1 m de comprimento. Cada uma das 200 penas metálicas termina em um belo ocelo marrom, dourado e verde. O pavão-verde é menos conhecido, mas talvez até mais espetacular do que o seu parente próximo, o pavão-azul (Pavo cristatus), e tem uma postura mais ereta, um pescoço mais verde e, ao abrir a cauda em uma exibição, as penas apresentam uma coloração mais dourada e escura.

O pavão-verde macho tem uma crista longa, ereta e verde na cabeça. As penas da cabeça e pescoço são de cor verde-azulada escura e tem um brilho metálico. Abaixo dos olhos, a pele é azul e amarela e não tem penas. As asas são verde-escuras e azuis com marrom-claro nas penas de voo. A fêmea não é marrom, como no pavão-azul, mas tem uma coloração verde menos intensa e não tem as longas penas na cauda como o macho. Os juvenis se parecem com a fêmea.

O macho tem entre 1,8 e 3 m de comprimento incluindo a cauda, que tem entre 1,4 e 1,6 m de comprimento. A fêmea tem cerca da metade do comprimento total do macho, entre 1 e 1,1 m de comprimento, e uma envergadura de asas relativamente grande, com cerca de 1,2 m. O macho pode atingir 1,6 m de envergadura de asas.

Biologia

O pavão-verde é uma espécie onívora. Sua dieta consiste principalmente de frutas, invertebrados, répteis, anfíbios e roedores. Assim como o pavão-azul, o pavão-verde pode até caçar serpentes peçonhentas. Carrapatos, cupins, pétalas de flores, folhas jovens e brotos são alimentos favoritos do pavão-verde adulto.

O pavão-verde passa boa parte do tempo no chão ou perto do chão no capim alto e em ciperáceas. As unidades familiares empoleiram nas árvores a uma altura de 10 a 15 m.

O pavão-verde não é uma ave migratória, mas percorre grandes áreas. As fêmeas e os juvenis viajam em grupos de 2 a 6 indivíduos e não formam laços de casal ou haréns com machos. No entanto, quando uma fêmea passa pelo território de um macho maduro durante a época de reprodução, ele irá cortejá-la, dançando e exibindo a sua impressionante cauda aberta. Isso ocorre entre abril e junho.

A fêmea do pavão-verde nidifica no solo e coloca entre 4 e 6 ovos que são incubados durante 26 a 28 dias. Os filhotes podem voar dentro de 2 semanas após o nascimento, mas permanecem com os adultos até a próxima temporada de reprodução. Os adultos fazem uma muda após o acasalamento e, apesar dos machos perderem suas belas caudas, as penas se regeneram tão rapidamente que eles podem voar durante toda a muda. Na natureza os machos são solitários, mas em cativeiro, formam casais monogâmicos.

Habitat

O pavão-verde é encontrado em uma variedade de habitats, incluindo florestas primárias e secundárias, tropicais e subtropicais, bem como em florestas sempre-verdes e decíduas. Ele também pode ser encontrado entre bambus, em pastagens, savanas, cerrado e margens de áreas agrícolas.

Distribuição

O pavão-verde era comum e bem distribuído em toda a Ásia, mas agora é encontrado apenas na província de Yunnan, na China, oeste da Tailândia, Laos, sul do Vietnã, Camboja, Mianmar e, em Java, na Indonésia.

Subespécies

  • Pavo muticus imperator - ocorre de Mianmar até a Tailândia, sul da China e Indochina.
  • Pavo muticus muticus - ocorre localmente em Java; anteriormente na península Malaia.
  • Pavo muticus spicifer - ocorre do nordeste da Índia e sudeste de Bangladesh até o noroeste de Mianmar.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Green Peafowl." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 3 Abr 2017. Web. 7 Abr 2017.
  • Green Peafowl fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Pavo muticus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22679440A92814720.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.