Pavão-do-congo

Fotografia por Hans De Bisschop, CC BY-NC-ND

Local da foto: Zoológico de Antuérpia, Bélgica

 Canon EOS 70D (Canon)
Distância Focal: 60mm  •  Abertura: f/3.2  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 1250
Data em que a foto foi tirada: 06/08/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Pavão-do-congo

Afropavo congensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Galliformes
Família Phasianidae
Gênero Afropavo
Nome Científico Afropavo congensisChapin, 1936
Nome Inglês Congo Peafowl, Congo Peacock
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

O pavão-do-congo é uma grande ave da família Phasianidae, a família do faisão. Ave nacional da República Democrática do Congo, o pavão-do-congo é o único faisão verdadeiro nativo da África. Ele apresenta características de pavão e de galinha-de-guiné, e tem fascinado ornitólogos desde a sua descoberta em 1936 pelo Dr. James Chapin, após sua busca sem sucesso pelo elusivo okapi (Okapia johnstoni).

Embora muito menos impressionante do que seus primos asiáticos - pavão-azul (Pavo cristatus) e pavão-verde (Pavo muticus) - a plumagem do macho do pavão-do-congo mesmo assim é bonita. As partes superiores são verde metálica, as partes inferiores são pretas, e o peito e as extremidades da cauda são azul-violeta. Ele tem a pele do pescoço vermelha e sem penas, pés cinzentos e uma cauda preta com 14 penas de cauda. Sua coroa é adornada com penas verticais brancas alongadas parecidas com cabelos. A cauda se abre em um impressionante leque durante as exibições para a fêmea e uma grande espora na parte interna de cada perna pode ser usada em batalhas entre machos. A fêmea é ligeiramente menor do que o macho e tem uma coloração marrom acastanhada, abdômen preto, com verde-esmeralda metálico nas partes superiores e uma crista marrom acastanhada curta.

O macho do pavão-do-congo tem entre 64 e 70 cm de comprimento. A fêmea tem entre 60 e 63 cm de comprimento.

Biologia

O pavão-do-congo parece ter uma dieta generalista e bem diversificada, comendo uma variedade de vegetação, frutas e sementes de árvores comuns em toda a sua área de ocorrência, assim como insetos e outros invertebrados.

Devido à inacessibilidade do seu habitat, essa ave tímida e reservada foi pouco estudada na natureza. Acredita-se que os indivíduos vivem em pares e em pequenos grupos familiares que defendem um território compartilhado. Estudos em cativeiro mostraram que o vínculo entre o casal é muito forte. O comportamento de acasalamento e nidificação ainda não foi observado na natureza, mas muito se aprendeu com observações em cativeiro. A característica mais notável e marcante do acasalamento é a bela exibição de cortejo do macho, que abre as penas da cauda como um leque, enquanto anda vaidosamente e oferece itens de alimento para a fêmea.

A fêmea do pavão-do-congo coloca uma ninhada de 1 a 4 ovos em uma cavidade no chão. Os ovos são incubados por aproximadamente 28 dias pela fêmea. Durante esse período, o macho permanece próximo para proteger o ninho. A fêmea deixa o ninho raramente, apenas para se alimentar. Depois que os filhotes nascem, os pais cuidam dos filhotes, protegendo-os e alimentando-os - filhotes bem desenvolvidos logo estão aptos para forragear sozinhos.

Habitat

O pavão-do-congo habita as florestas de planícies do Congo central, uma área remota e inacessível de florestas úmidas de baixa altitude, vegetação rasteira e pântanos.

Distribuição

O pavão-do-congo é uma espécie endêmica da República Democrática do Congo.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Congo Peafowl." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 09 Jan 2017. Web. 08 Abr 2017.
  • Congo Peafowl fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Afropavo congensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22679430A92814166.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.