Papagaio-do-mar-do-atlântico

Fotografia por Wynand van Poortvliet, CC BY

Local da foto: Ilhas Saltee, Irlanda

 NIKON D500 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 280mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 09/06/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Papagaio-do-mar-do-atlântico

Fratercula arctica
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Charadriiformes
Família Alcidae
Gênero Fratercula
Nome Científico Fratercula arctica(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Atlantic Puffin
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

O papagaio-do-mar-do-atlântico é uma ave marinha pelágica da família Alcidae. É uma das três espécies de papagaios-do-mar que compõem o gênero Fratercula.

O papagaio-do-mar-do-atlântico é principalmente de cor preta na parte superior do corpo e branca na parte inferior, com uma coloração que varia do cinza ao branco na face. Um largo colar preto se estende ao redor do pescoço e garganta. O olho tem um formato quase triangular por causa de uma área pequena e pontuda de pele córnea cinza/azul acima dele e uma mancha retangular abaixo. As pernas e pés com membranas são de cor laranja brilhante e contrastam com as garras pretas afiadas.

O bico do papagaio-do-mar-do-atlântico é grande e triangular e, durante a época de reprodução, se torna laranja brilhante. O característico revestimento de cor laranja brilhante do bico cai após a época de reprodução.

O papagaio-do-mar-do-atlântico tem entre 28 e 30 cm de comprimento e uma envergadura de asas entre 47 e 63 cm. O macho geralmente é um pouco maior do que a fêmea, mas ambos têm a mesma coloração. Seu parente, o papagaio-do-mar-de-chifre (Fratercula corniculata) do Pacífico Norte, é muito semelhante, mas tem ornamentos na cabeça ligeiramente diferentes.

Biologia

O papagaio-do-mar-do-atlântico é uma ave pelágica que se alimenta principalmente por meio de mergulho para capturar peixes, mas também se alimenta de outras criaturas marinhas, como lulas e crustáceos. Ele "pesca" embaixo d'água usando suas asas semiestendidas como remo para "voar" pela água e seus pés como leme. Ele nada rápido e pode atingir profundidades consideráveis, permanecendo submerso por até um minuto.

Como muitas aves marinhas, o papagaio-do-mar-do-atlântico passa a maior parte do ano longe da terra, em oceano aberto, visitando as áreas costeiras apenas para reproduzir. É uma ave curiosa, mansa, social e geralmente reproduz em grandes colônias.

Pouco antes da época de reprodução, ocorre a muda anual do papagaio-do-mar-do-atlântico, época em que ele não voa por um período de tempo, mas mesmo assim, ele é capaz de nadar debaixo d'água, e pode voltar para as colônias de reprodução entre fevereiro e início de abril.

O papagaio-do-mar-do-atlântico é uma espécie monogâmica. O ninho é construído em uma toca escavada onde a fêmea coloca um único ovo com tamanho médio de 61 mm de comprimento e peso aproximado de 62 g. O casal compartilha a tarefa de incubação do ovo durante um período de 39 a 45 dias. Após a eclosão do ovo, o filhote permanece dentro da toca por seis semanas ou mais. Os pais alimentam o filhote dentro da toca. Após este período, o jovem filhote se torna totalmente independente e se dispersa para o mar. O papagaio-do-mar-do-atlântico atinge a maturidade sexual entre 4 e 5 anos de idade.

As áreas de alimentação do papagaio-do-mar-do-atlântico muitas vezes estão localizadas a 100 km ou mais dos locais de nidificação, embora ao alimentar seus filhotes as aves se aventuram apenas metade dessa distância.

Habitat

O papagaio-do-mar-do-atlântico nidifica em grandes colônias em ilhas costeiras e penhascos inacessíveis com encostas gramadas onde as tocas podem ser escavadas.

Distribuição

O papagaio-do-mar-do-atlântico pode ser encontrado em todo o Oceano Atlântico Norte, desde o noroeste da Groelândia (até a Dinamarca) até a costa da Terra Nova (Canadá) no oeste, e do norte da Noruega até as Ilhas Canárias na Espanha, no leste.

Subespécies

  • Fratercula arctica arctica - ocorre da Ilha de Baffin (Canadá) até Maine (Estados Unidos), na Escandinávia (Europa) e sul do Arquipélago de Nova Zembla.
  • Fratercula arctica grabae - ocorre nas Ilhas Faroé, sul da Escandinávia e Ilhas Britânicas até o noroeste da França.
  • Fratercula arctica naumanni - ocorre do norte do Canadá e Groelândia até Spitsbergen (Noruega) e norte do Arquipélago de Nova Zembla.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Atlantic Puffin." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 18 Mar 2017. Web. 31 Mar 2017.
  • Atlantic Puffin file on ARKive.
  • Street, R. and A. Emily 1999. "Fratercula arctica" (On-line), Animal Diversity Web.
  • BirdLife International. 2016. Fratercula arctica. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22694927A93477427.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.