Papagaio-do-mar-de-tufos

Fotografia por Michael Grosch, CC BY-NC-SA

Local da foto: Centro de Vida Marinha do Alasca, Alasca

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Papagaio-do-mar-de-tufos

Fratercula cirrhata
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Charadriiformes
Família Alcidae
Gênero Fratercula
Nome Científico Fratercula cirrhata(Pallas, 1769)
Nome Inglês Tufted Puffin, Crested Puffin
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O papagaio-do-mar-de-tufos, conhecido também como papagaio-do-mar-de-crista, é uma ave marinha pelágica de porte médio e relativamente abundante da família Alcidae. É uma das três espécies de papagaios-do-mar que compõem o gênero Fratercula.

A coloração do papagaio-do-mar-de-tufos é quase toda preta, com uma mancha facial branca e típica de outras espécies de papagaio-do-mar. Seu bico grosso e principalmente vermelho tem algumas marcas amarelas e ocasionalmente verdes. Sua característica mais marcante são os tufos amarelos que aparecem anualmente nas aves de ambos os sexos quando a estação reprodutiva de verão se aproxima. Seus pés se tornam vermelhos brilhantes e sua face também se torna branco brilhante no verão. Durante a temporada de alimentação, os tufos, plumagem, bico e pernas perdem um pouco do brilho. As asas são relativamente curtas e adaptadas para mergulho, natação subaquática e captura de presas.

O papagaio-do-mar-de-tufos tem cerca de 35 cm de comprimento, com uma envergadura similar e pesa cerca de 750 g. As aves da população do Pacífico Ocidental são um pouco maiores do que as do Pacífico Oriental, e os machos tendem a ser ligeiramente maiores do que as fêmeas.

Biologia

O papagaio-do-mar-de-tufos é uma ave altamente social. Ele vive em grandes colônias e geralmente pesca em bandos de 10 a 25 indivíduos. Sua dieta é composta quase exclusivamente de peixes capturados em mergulhos a partir da superfície. Os adultos também podem se alimentar de lulas e outros invertebrados. As áreas de alimentação podem estar localizadas longe da costa e das áreas de nidificação. Este papagaio-do-mar pode armazenar grandes quantidades de pequenos peixes em seu bico e levá-los para os seus filhotes.

A reprodução ocorre em ilhas isoladas. O ninho geralmente é uma toca simples cavada com o bico e pés, mas às vezes, uma fenda entre as rochas é usada como ninho. O ninho é bem forrado com vegetação e penas. A fêmea coloca um único ovo, geralmente em junho, e é incubado pelo casal por cerca de 45 dias. Os filhotes deixam o ninho entre 40 e 55 dias.

Os papagaios-do-mar-de-tufos são predados por várias aves de rapina, como a coruja-das-neves (Bubo scandiacus), águia-americana (Haliaeetus leucocephalus) e falcão-peregrino (Falco peregrinus), e mamíferos como a raposa-do-ártico (Vulpes lagopus).

Habitat

O papagaio-do-mar-de-tufos geralmente escolhe como habitat as ilhas ou rochedos que são relativamente inacessíveis para os predadores, perto de águas produtivas. O habitat ideal é íngreme, mas com um substrato de solo relativamente macio e com relva para a criação de tocas.

Distribuição

Os papagaios-do-mar-de-tufos formam densas colônias reprodutivas durante a estação reprodutiva de verão, desde a Colúmbia Britânica, ao longo do sudeste do Alasca e as Ilhas Aleutas, Kamchatka, Ilhas Curilas e por todo o Mar de Okhotsk. Durante a temporada de alimentação de inverno, os papagaios-do-mar-de-tufos passam a maior parte do seu tempo quase que exclusivamente no mar, estendendo sua área de ocorrência em todo o Pacífico Norte e Sul até o Japão e Califórnia.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte, Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Tufted Puffin." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 13 Mar 2017. Web. 05 Abr 2017.
  • Stirling, K. 2000. "Fratercula cirrhata" (On-line), Animal Diversity Web.
  • BirdLife International. 2016. Fratercula cirrhata. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22694934A93478422.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.