Papagaio-do-mar-de-chifre

Fotografia por Alan D. Wilson, CC BY-SA

Local da foto: Ilha Saint Paul, Alasca

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Papagaio-do-mar-de-chifre

Fratercula corniculata
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Charadriiformes
Família Alcidae
Gênero Fratercula
Nome Científico Fratercula corniculata(Naumann, 1821)
Nome Inglês Horned Puffin
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O papagaio-do-mar-de-chifre é uma ave marinha pelágica da família Alcidae. É muito semelhante ao seu parente, o papagaio-do-mar-do-atlântico (Fratercula arctica).

O papagaio-do-mar-de-chifre é uma ave pequena, tem cerca de 32 cm de comprimento e pesa em média, 532 g. Os lados superiores dessa ave são pretos e o peito e as partes inferiores são brancas. A face é branca com um pequeno "chifre carnudo" preto acima dos seus olhos e uma linha fina e escura que vai dos olhos até a nuca. O bico é grande, triangular, e amarelo com uma ponta vermelha. Suas pernas são de cor laranja e seus pés são palmados com garras nas extremidades. No inverno seu bico é menor, suas penas são mais cinzentas e sua face é mais escura. Machos e fêmeas são semelhantes na aparência, mas o bico do macho é maior e mais brilhante do que o bico da fêmea, e o macho é um pouco maior.

Biologia

O papagaio-do-mar-de-chifre é uma ave de hábitos diurnos e que nada muito bem. Ele usa suas asas para dar impulso e suas pernas para manobrar. Sua dieta é composta principalmente de peixes, mas também se alimenta de lulas e crustáceos. Os peixes são capturados em mergulhos a partir da superfície - ele pode mergulhar até 24 m para capturar suas presas.

Os papagaios-do-mar-de-chifre chegam do mar aberto nas colônias de reprodução entre abril e maio. As colônias geralmente são pequenas. Os locais de nidificação são em encostas íngremes ou penhascos. O ninho em si, pode ser em um buraco, em uma fenda de rocha ou debaixo de uma pedra. Ele é forrado com penas, grama ou detritos coletados por ambos os sexos.

Os papagaios-do-mar-de-chifre formam casais para a vida toda. Um casal reprodutor produz apenas um ovo, com formato oval. O ovo é cinza com pontos roxos. A incubação do ovo dura cerca de 41 dias e o macho e a fêmea participam do cuidado e incubação do ovo. Após a eclosão do ovo, o filhote é alimentado pelos pais. O filhote é capaz de regular sua temperatura corporal entre 5 e 6 dias após a eclosão. Depois disso, e pelos próximos 35 dias, o filhote é deixado sozinho no ninho enquanto os pais saem para buscar alimento. Papagaios-do-mar-de-chifre atingem a maturidade sexual entre 3 e 5 anos de idade.

Habitat

O papagaio-do-mar-de-chifre habita zonas costeiras em penhascos rochosos e ilhas durante a época de reprodução e, fora da época de reprodução habita as águas adjacentes, geralmente até a borda da plataforma continental.

Distribuição

O papagaio-do-mar-de-chifre é encontrado no norte do Oceano Pacífico, desde a costa do Japão e sudoeste do Canadá no sul, até (e incluindo) o Mar de Chukchi no norte. Sua reprodução ocorre na maioria das ilhas e costas nesta área, até o norte da sua área de ocorrência na Ilha de Wrangel, Rússia. Ele ocorre no Canadá, Japão, Rússia e Estados Unidos.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte, Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Horned Puffin." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 19 Jan 2017. Web. 05 Abr 2017.
  • Catanescu, I. 2011. "Fratercula corniculata" (On-line), Animal Diversity Web.
  • BirdLife International. 2016. Fratercula corniculata. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22694931A93478171.
  • Nature Works.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.