Mariquita-de-cabeça-rosa

Copyright © Maria Jose Lou

 NIKON D7100 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 480mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 1250
Data em que a foto foi tirada: 07/01/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Mariquita-de-cabeça-rosa

Cardellina versicolor
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Parulidae
Gênero Cardellina
Nome Científico Cardellina versicolor(Salvin, 1864)
Sinônimo(s) Ergaticus versicolor
Nome Inglês Pink-headed Warbler
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

A mariquita-de-cabeça-rosa é uma ave passeriforme da família Parulidae.

A plumagem da mariquita-de-cabeça-rosa é principalmente rosa, mas como o seu nome comum indica, a cabeça é mais rosada do que o corpo. A cabeça, pescoço e peito são rosa-prateados. A plumagem tem um brilho acetinado e as cores podem variar dependendo da luz, parecendo quase branca sob algumas condições. A testa, região loreal e suborbital têm uma coloração mais escura. O dorso e escapulários são vernelho-acastanhados escuros ou carmim-escuros. As asas e a cauda são escuras com bordas vermelho-acinzentadas. As partes inferiores são de cor vermelho-papoula, com as pontas das penas, às vezes, com bordas rosadas pálidas indistintas. Macho e fêmea têm plumagem semelhante, mas a fêmea pode ser ligeiramente mais maçante. Os juvenis têm uma plumagem totalmente marrom-canela rosada, mais escura e mais vermelha nas partes superiores e com duas barras de asa rosadas. Em ambos os sexos, a íris é marrom-escura, o bico é escuro e, às vezes, apresenta uma cor de chifre na mandíbula inferior. As pernas e pés são marrom-amarelados.

A mariquita-de-cabeça-rosa tem entre 12,5 e 13,5 cm de comprimento e pesa 10 g.

Biologia

A dieta da mariquita-de-cabeça-rosa é composta principalmente de insetos, mas também consome frutos em certas épocas do ano. Forrageia no sub-bosque, geralmente entre 2 e 5 m de altura.

A mariquita-de-cabeça-rosa geralmente é solitária ou vive em pares. Fora da época de reprodução, ocasionalmente se associa a bandos de espécies mistas. É uma espécie territorial. Os machos mantêm territórios durante todo o ano e defendem seus territórios ao longo de bordas de florestas, concentrando suas atividades em florestas secundárias bem desenvolvidas adjacentes às florestas de nuvem.

A época de reprodução da mariquita-de-cabeça-rosa começa em janeiro ou fevereiro. A época de nidificação ocorre de março a maio. A fêmea faz um ninho globular com uma entrada lateral. O ninho é construído no chão, em uma área com uma camada significativa de agulhas de pinheiro caídas, e é composto de agulhas de pinheiro e forrado de musgo. A ninhada consiste de 2 a 4 ovos brancos com marcas marrom-claras. Os ovos são incubados pela fêmea durante 16 dias. Os filhotes deixam o ninho 10 ou 12 dias após o nascimento.

Habitat

A mariquita-de-cabeça-rosa habita florestas de pinheiros, amieiros, carvalhos e ciprestes, bem como áreas arbustivas de alta elevação e florestas de nuvem, entre 1.800 e 3.500 m de altitude. É encontrada também em bordas de florestas e na vegetação secundária adjacente.

Distribuição

A mariquita-de-cabeça-rosa é uma espécie residente e endêmica das montanhas do centro e extremo sudeste de Chiapas no México e oeste da Guatemala.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International 2016. Cardellina versicolor. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22721891A94738238. Acessado em 17 Fev 2019.
  • D. Lepage, J. Warnier, 2014. The Peters' Check-list of the Birds of the World (1931-1987) Database. Accessed on 17 Fev 2019 from Avibase, the World Database.
  • Partida-Lara, R., P. L. Enríquez, and J. R. Vázquez-Pérez (2012). Pink-headed Warbler (Cardellina versicolor), version 1.0. In Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA. Acessado em 17 Fev 2019.
  • Wikipedia contributors. "Pink-headed Warbler." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 06 Nov 2018. Web. 17 Fev 2019.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.