Kea

Fotografia por Tomas Sobek, CC BY

Local da foto: Monte Titiroa, Parque Nacional Fiordland, Nova Zelândia

 NIKON D7100 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 36mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/1600s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 25/10/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Kea

Nestor notabilis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Psittaciformes
Família Nestoridae
Gênero Nestor
Nome Científico Nestor notabilisGould, 1856
Nome Inglês Kea
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2017)

Descrição

O kea é uma grande espécie de papagaio da família Nestoridae e, junto com o kaká (Nestor meridionalis), o kaká-da-ilha-norfolk (Nestor productus) e o kakapo (Strigops habroptilus), compõe o grupo dos chamados Papagaios da Nova Zelândia.

O kea tem uma plumagem predominantemente verde-oliva com as extremidades mais escuras. A parte inferior do dorso e cauda são avermelhadas, enquanto embaixo das asas é laranja com marcas amarelas. O bico superior cinza e bem curvado é significativamente maior nos machos do que nas fêmeas. A cauda é larga, curta e verde-azulada com uma ponta preta. O kea é um grande papagaio com aproximadamente 48 cm de comprimento e peso entre 800 e 1.000 g. O macho é cerca de 5% maior do que a fêmea.

O kea tem a reputação de ser curioso e de ter um comportamento imprudente. Seu nome comum vem do seu alto e distinto chamado "keee-aa".

Biologia

Bem conhecido como uma ave altamente inteligente e curiosa, o kea é rápido para explorar seu ambiente, o que pode ser uma característica comportamental importante no clima severo do país onde ele vive.

O kea tem uma dieta variada e adaptável, refletindo as condições variáveis de seu habitat. No verão, sementes, flores e insetos compõem sua dieta. Ele é conhecido também por se alimentar de filhotes da pardela-de-hutton (Puffinus huttoni). No entanto, em uma época difícil como o inverno, o kea pode se alimentar de carcaças de animais, particularmente as de ovelhas que são criadas em regiões montanhosas, e pode até mesmo atacar ovelhas vivas.

O kea é uma ave social que vive em grupos de até 13 indivíduos. Reproduzindo em altitudes de 1.600 m ou mais, o kea é uma das poucas espécies de papagaios no mundo que vivem acima da linha das árvores.

A época de reprodução do kea vai de julho até janeiro. O ninho geralmente está posicionado no solo debaixo de grandes árvores de faia, em fendas de rochas ou em tocas escavadas entre raízes. Eles são acessados por túneis de 1 a 6 m que levam para uma câmara maior, que é decorada com liquens, musgos, samambaias e madeira podre. A fêmea coloca uma ninhada de 1 a 4 ovos que são incubados por aproximadamente 21 dias. O macho alimenta a sua companheira enquanto ela incuba os ovos. Grupos familiares permanecem juntos até os filhotes atingirem a maturidade sexual - época em que os machos geralmente se dispersam de sua área natal.

Habitat

O kea é uma ave de montanha, e é encontrada em florestas de grande altitude e bacias alpinas.

Distribuição

O kea é uma espécie endêmica da Ilha Sul da Nova Zelândia e ocorre desde Nelson até Fiordland e em Marlborough.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Kea." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 07 Abr 2017. Web. 07 Abr 2017.
  • Kea fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2017. Nestor notabilis. The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T22684831A119243358. Acessado em 28 Out 2018.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.