Jacutinga-de-garganta-azul

Fotografia por Camila Siqueira, CC BY-NC

Local da foto: Mato Grosso, Brasil

 NIKON D750 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/10.0  •  Tempo de Exposição: 1/2500s  •  ISO: 1000
Data em que a foto foi tirada: 28/07/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Jacutinga-de-garganta-azul

Pipile cumanensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Galliformes
Família Cracidae
Gênero Pipile
Nome Científico Pipile cumanensis(Jacquin, 1784)
Nome Inglês Blue-throated Piping-Guan
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A jacutinga-de-garganta-azul é uma ave galiforme da família Cracidae.

A plumagem da jacutinga-de-garganta-azul é preta, com uma grande mancha branca em cada asa e pequenas manchas brancas sobre a cobertura das asas e peito. A coroa, nuca e testa são brancas, assim como as penas ao redor dos olhos. A cor da barbela e da pele facial nua varia entre branca e azul-cobalto. A crista curta é branca ou branca amarelada. O bico tem uma coloração que varia da branca a azul muito pálido com uma ponta preta. As pernas são vermelhas.

Um cracídeo de tamanho médio, a jacutinga-de-garganta-azul tem entre 60 e 69 cm de comprimento e peso entre 970 e 1.350 g.

Biologia

Uma ave de hábitos arborícolas, a jacutinga-de-garganta-azul anda com agilidade ou salta com ajuda de suas asas no dossel ou subdossel da floresta, especialmente em árvores com flores ou frutas que ela come. Para atravessar clareiras, ela começa com batidas rápidas de asas e depois desliza, dando outra batida de asas se necessário para manter sua altura. Onde não é caçada, essa ave pode ser bastante comum e fácil de ver.

A jacutinga-de-garganta-azul se alimenta de frutos de palmeiras, flores de árvores do gênero Tabebuia (Ipês), figos e caracóis.

Durante a época de reprodução a jacutinga-de-garganta-azul ocorre em pares e, em outras épocas, em grupos maiores de até 12 indivíduos. O período de reprodução geralmente ocorre durante a estação chuvosa, começando em agosto e setembro no Peru, com nidificação de novembro a fevereiro e filhotes de janeiro a março. Na Colômbia, foram encontrados ovos entre fevereiro e maio. O ninho é construído com galhos/gravetos na vegetação densa da copa das árvores. Durante a época de reprodução é uma ave ruidosa e em outras estações geralmente é silenciosa. Os ovos têm coloração branca amarelada.

Habitat

A jacutinga-de-garganta-azul ocorre em florestas tropicais de terra firme (sem inundação) e florestas tropicais de várzea (sazonalmente inundadas), bem como em florestas semidecíduas, florestas de galeria e cerrado. Atinge planícies costeiras no norte da sua área de ocorrência.

Distribuição

A jacutinga-de-garganta-azul tem uma ampla distribuição na América do Sul e ocorre na Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, noroeste do Brasil, centro e leste da Colômbia, leste do Equador, Peru e norte da Bolívia.

Subespécies

  • Pipile cumanensis cumanensis - ocorre do leste da Colômbia até a Venezuela, Guianas, noroeste do Brasil e Peru.
  • Pipile cumanensis grayi - ocorre do sudoeste do Brasil até a Bolívia, nordeste do Paraguai e sudeste do Peru.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Pipile cumanensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22727323A94946598. Acessado em 25 Mai 2018.
  • del Hoyo, J., Kirwan, G.M. & Sharpe, C.J. (2018). Blue-throated Piping-guan (Pipile cumanensis). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • Wikipedia contributors. "Blue-throated Piping-Guan." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Fev 2018. Web. 25 Mai 2018.
  • BirdLife International (2018) Species factsheet: Pipile cumanensis. Acessado em 25 Mai 2018.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.