Jacu-preto

Fotografia por Hans Zwitzer, CC BY-NC-SA

Local da foto: Província de Alajuela, Costa Rica

Data em que a foto foi tirada: 27/02/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Jacu-preto

Chamaepetes unicolor
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Galliformes
Família Cracidae
Gênero Chamaepetes
Nome Científico Chamaepetes unicolorSalvin, 1867
Nome Inglês Black Guan
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2016)

Descrição

O jacu-preto é uma espécie de ave da família Cracidae.

A plumagem do jacu-preto é preta brilhante. A cauda e o pescoço são longos. A pele facial é azul brilhante e a íris é vermelha. As pernas e os pés são vermelhos/rosados. Indivíduos imaturos são semelhantes aos adultos, mas têm uma plumagem menos brilhante e as partes inferiores ligeiramente mais acastanhada.

O jacu-preto tem entre 62 e 69 cm de comprimento e pesa, em média, 1.135 g.

Biologia

O jacu-preto é uma ave principalmente frugívora, alimentando-se de frutos de árvores e arbustos. Um estudo em Monteverde, Costa Rica, relatou que a espécie se alimenta de 26 diferentes espécies de plantas. Esses frutos variam de membros de grandes sementes da família do abacate (família Lauraceae) até frutos pequenos da Urera elata, uma pequena árvore da família da urtiga.

O jacu-preto geralmente é solitário, mas às vezes é visto em pares ou grupos. Os pares são vistos com mais frequência durante a época de reprodução. Bandos de jacu-preto provavelmente são grupos familiares. Apesar de ser principalmente arbóreo, ele desce ao chão da floresta para se alimentar, beber água e banhar-se. É uma ave muito tímida e discreta.

A época de reprodução do jacu-preto, provavelmente, ocorre entre fevereiro e junho. O ninho é uma plataforma feita de folhas e galhos localizado no meio de uma massa de epífitas, a cerca de 4,5 m de altura. A fêmea coloca de 2 a 3 ovos brancos de casca áspera.

Habitat

O jacu-preto habita florestas de montanha úmidas tropicais e subtropicais. Ele ocorre tipicamente em altitudes de 900 a 2.250 m, mas já foi registrado em 450 m de altitude.

Distribuição

O jacu-preto é uma espécie endêmica das montanhas da Costa Rica e do Panamá ocidental.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Black Guan." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 7 Dez 2016. Web. 29 Mar 2017.
  • . 2010. Black Guan (Chamaepetes unicolor), Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Ithaca: Cornell Lab of Ornithology.
  • del Hoyo, J. & Kirwan, G.M. (2017). Black Guan (Chamaepetes unicolor). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 29 Mar 2017.
  • Instituto Nacional de Biodiversidade da Costa Rica (Editorial INBio).
  • BirdLife International. 2016. Chamaepetes unicolor. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22678443A92773895. Acessado em 29 Mar 2017.
  • BirdLife International (2017) Species factsheet: Chamaepetes unicolor.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.