Grou-azul

Fotografia por Craig Adam, CC BY-NC-ND

Local da foto: Cabo Ocidental, África do Sul

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Grou-azul

Anthropoides paradiseus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Gruiformes
Família Gruidae
Gênero Anthropoides
Nome Científico Anthropoides paradiseus(Lichtenstein, 1793)
Nome Inglês Blue Crane, Paradise Crane, Stanley Crane
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

O elegante grou-azul, conhecido também como grou-paraíso, é uma ave da família Gruidae e também a ave nacional da África do Sul.

A cor do grou-azul é azul/cinza pálido se tornando mais escura na parte superior da cabeça, pescoço e nuca. A coroa e a superfície de cada lado da cabeça entre o olho e a base superior do bico é distintamente mais clara, geralmente esbranquiçada. O bico é de cor ocre ao acinzentado, com uma coloração rosa. As pontas das penas das suas longas asas se arrastam no chão. As penas primárias são de cor preta ao cinza-ardósia, com a cobertura escura e enegrecida sobre as penas secundárias. Diferente da maioria dos grous, o grou-azul tem um cabeça relativamente grande e um pescoço proporcionalmente fino. Os jovens são semelhantes, mas ligeiramente mais claros, com uma coloração amarelada na cabeça e sem longas plumas nas asas.

Uma ave alta, mas relativamente pequena para os padrões da família dos grous, o grou-azul tem entre 100 e 120 cm de altura, uma envergadura de asas de 180 a 200 cm e peso entre 3,6 e 6,2 kg.

Biologia

O grou-azul se alimenta principalmente de sementes de gramíneas e ciperáceas, insetos e uma variedade de pequenos vertebrados. Ao contrário de outras espécies de grous que exploram o solo mais a fundo com os seus bicos, o grou-azul tende a obter seus recursos acima do solo.

O grou-azul é uma espécie parcialmente social, com exceção da época de reprodução. Existe uma rígida hierarquia nos grupos, com os machos adultos maiores sendo dominantes. Ele é implacavelmente agressivo com vários outros animais durante a época de nidificação, atacando espécies não predadoras como o gado, tartarugas, maçaricos e até pardais. Ele também pode atacar humanos se houver uma aproximação do ninho.

A corte do grou-azul envolve uma dança em que o macho persegue a fêmea, interrompida com saltos, curvas e muitos chamados. A nidificação ocorre durante o verão, geralmente de setembro a fevereiro, e os locais típicos de nidificação são pastagens isoladas em altitudes elevadas. Os ovos são colocados na relva ou no solo descoberto. A nidificação ocasionalmente ocorre em pântanos, onde a ave geralmente constrói um ninho de plataforma feito com junco. A fêmea geralmente coloca dois ovos por ninhada, e estes são incubados por cerca de 30 a 33 dias pelo casal, sendo que o macho geralmente incuba os ovos durante a noite, e durante o dia ele defende o território do ninho enquanto a fêmea incuba os ovos. Após cerca de 3 a 5 meses os filhotes estão totalmente emplumados.

Habitat

O grou-azul é uma ave de planaltos com gramíneas secas, geralmente gramíneas de pastos de colinas, vales, e planícies com algumas árvores dispersas. Na época de nidificação ele prefere áreas que tenham acesso a áreas de montanhas e áreas de pântanos, embora ele se alimente quase exclusivamente em áreas secas. É uma ave migratória de altitude, geralmente nidificando em pastagens mais baixas, em altitudes entre 1.300 e 2.000 m, e se move para altitudes mais baixas no inverno.

Distribuição

O grou-azul tem a distribuição mais restrita das 15 espécies de grous. Ele é endêmico do sul da África, com quase toda a população ocorrendo na África do Sul. Existe também uma população pequena e em declínio no norte da Namíbia (cerca de 35 a 40 aves em 2010) e no oeste de Suazilândia, embora a população pode estar extinta lá. O grou-azul ocorre também em Lesoto, Zimbábue e Botsuana.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Blue Crane." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 04 Mar 2017. Web. 06 Abr 2017.
  • Blue Crane fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Anthropoides paradiseus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22692109A93336855.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.