Gavião-de-penacho

Fotografia por Christian Sanchez, CC BY-NC

Local da foto: Costa Rica

 NIKON D4 (NIKON CORPORATION)
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Gavião-de-penacho

Spizaetus ornatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Accipitriformes
Família Accipitridae
Gênero Spizaetus
Nome Científico Spizaetus ornatus(Daudin, 1800)
Nome Inglês Ornate Hawk-Eagle
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2016)

Descrição

O gavião-de-penacho é uma ave de rapina da América Tropical, pertencente à família Accipitridae.

O gavião-de-penacho tem uma crista de penas proeminente, um bico preto, asas largas e uma cauda longa e arredondada. Sua plumagem é notavelmente colorida e seus olhos são dourados e penetrantes. Os lados da cabeça e a parte de trás do pescoço são de cor castanho, misturando-se na plumagem preta do dorso e asas. A cauda também é preta, mas é padronizada com três barras marrom acinzentadas. As partes inferiores são brancas e fortemente marcadas com barras pretas abaixo do peito. Os fortes pés amarelos têm garras longas e afiadas, e são igualmente tão importantes quanto o bico para caçar presas.

O gavião-de-penacho é uma ave de porte médio, com cerca de 56 a 68 cm de comprimento, uma envergadura de asas entre 117 e 142 cm e peso entre 0,9 e 1,6 kg. A fêmea geralmente é maior do que o macho.

Biologia

A dieta do gavião-de-penacho inclui uma grande variedade de aves, como araras, papagaios e tucanos, mamíferos como cutias, juparás, esquilos e ratos, e ocasionalmente répteis como iguanas e serpentes. Há registros desta ave predando primatas também.

O ninho do gavião-de-penacho é difícil de ser avistado, pois geralmente está no alto da floresta, protegido de potenciais predadores terrestres. O ninho, que pode medir até 170 cm de largura, é construído com galhos. A fêmea coloca um único ovo, que é incubado por cerca de 48 dias, principalmente pela própria fêmea. Depois que o filhote nasce, o macho caça o alimento e o leva até a fêmea no ninho, que então alimentará o filhote. Quando o filhote tem cerca de 3 semanas de idade, a fêmea começa a caçar e, quando o filhote empluma, entre 66 e 93 dias, a fêmea ignora a sua prole. Nesse momento, o macho então assume o cuidado do filhote e o alimentará até que ele consiga caçar sozinho.

Habitat

O gavião-de-penacho tem como habitat as florestas úmidas de regiões tropicais e subtropicais, geralmente até 1.200 m de altitude, mas ocasionalmente até 3.000 m.

Distribuição

O gavião-de-penacho é encontrado na América Central e América do Sul. Ele ocorre no sudeste do México, Nicarágua, Panamá, Trindade e Tobago, Belize, El Salvador, Guatemala, Honduras, Costa Rica, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.

Subespécies

  • Spizaetus ornatus ornatus - ocorre nas florestas tropicais do norte da América do Sul até o norte da Argentina e Brasil.
  • Spizaetus ornatus vicarius - ocorre nas florestas úmidas do sul do México até o oeste da Colômbia e oeste do Equador.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Ornate Hawk-Eagle." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 17 Nov 2016. Web. 31 Mar 2017.
  • Ornate Hawk-Eagle file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Spizaetus ornatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22696197A93548774.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.