Flamingo-pequeno

Fotografia por Martha de Jong-Lantink, CC BY-NC-ND

Local da foto: Parque Nacional Lago Nakuru, Quênia

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 500mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/2500s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 04/09/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Flamingo-pequeno

Phoeniconaias minor
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Phoenicopteriformes
Família Phoenicopteridae
Gênero Phoeniconaias
Nome Científico Phoeniconaias minor(Geoffroy Saint-Hilaire, 1798)
Nome Inglês Lesser Flamingo
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2016)

Descrição

O flamingo-pequeno é uma ave da família Phoenicopteridae e a menor das seis espécies existentes de flamingo.

Instantaneamente reconhecível em bandos de dezenas a centenas de milhares, o flamingo-pequeno tem um longo pescoço e pernas longas, um bico curvado e um corpo grande. Mais curto e de uma cor rosa mais escura do que o flamingo-grande (Phoenicopterus roseus), o flamingo-pequeno também difere na coloração do bico. O flamingo-pequeno tem um bico vermelho profundo com uma ponta preta, enquanto o bico do flamingo-grande é rosa-claro com uma ponta preta.

O flamingo-pequeno tem uma plumagem cor-de-rosa tênue com penas primárias e secundárias pretas e pernas de cor vermelho profundo. A cor dos olhos varia do amarelo ao laranja e são cercados por um anel marrom. Os machos são ligeiramente mais altos do que as fêmeas, e os jovens têm uma plumagem marrom e um bico cinza-escuro.

O comprimento total (do bico à cauda) e envergadura das asas do flamingo-pequeno têm aproximadamente as mesmas medidas, entre 90 e 105 cm. Ele tem entre 80 e 90 cm de altura (em pé) e pode pesar entre 1,2 e 2,7 kg.

Biologia

O flamingo-pequeno se alimenta na pose característica dos flamingos, com o seu longo pescoço curvado sobre o bico e com a cabeça para baixo. A língua é lançada para dentro e para fora para sugar a água salgada e alcalina. Filtros no bico capturam algas microscópicas que flutuam na água. Talvez, felizmente, os flamingos tenham um paladar muito fraco e nenhum sentido de cheiro.

O namoro desta espécie é um espetáculo visual e pode ocorrer durante todo o ano, dentro e fora dos locais de reprodução. Grupos de aves, numerando de algumas a várias centenas, se reúnem para marcharem para trás e para a frente, todos indo na mesma direção. Eles permanecem em pé com seus pescoços esticados para cima e batem as asas para mostrarem as cores das suas penas.

Durante a época de reprodução, após estas impressionantes exibições, os flamingos formam casais e constroem um ninho de barro com até 30 cm de altura para protegê-lo de inundações e mantê-lo fresco. A fêmea coloca um único ovo, que é incubado pelo casal por cerca de 28 dias. Com seis dias de idade, o filhote se junta a uma creche de milhares de outros filhotes, onde ele vai aprender a correr em uma semana. As penas crescem em quatro semanas e ele aprende a voar em 12 semanas.

Habitat

O flamingo-pequeno reproduz em grandes lagos salinos e alcalinos não perturbados, salinas ou lagoas costeiras. Geralmente, longe da costa e após as chuvas sazonais, tem proporcionado a inundação necessária para isolar os remotos locais de reprodução de predadores terrestres e o material lamacento para a construção do ninho.

Distribuição

O flamingo-pequeno é uma ave nômade e é encontrada em toda a África, bem como Espanha, Índia, Paquistão, Afeganistão, Irã, Omã e Iêmen. Mais de dois terços da população é encontrada nos lagos alcalinos do leste da África.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Lesser Flamingo." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 06 Abr 2017. Web. 06 Abr 2017.
  • Lesser Flamingo fact file on ARKive.
  • BirdLife International (2015) Species Factsheet: Phoeniconaias minor.
  • BirdLife International. 2016. Phoeniconaias minor. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22697369A93611130.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.