Flamingo-grande

Fotografia por Caesar Sengupta, CC BY-NC

Local da foto: Maharashtra, Índia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Flamingo-grande

Phoenicopterus roseus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Phoenicopteriformes
Família Phoenicopteridae
Gênero Phoenicopterus
Nome Científico Phoenicopterus roseusPallas, 1811
Nome Inglês Greater Flamingo, Pink Flamingo, Rosy Flamingo
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O flamingo-grande, conhecido também como flamingo-rosado, flamingo-rosa e flamingo-comum, é uma ave da família Phoenicopteridae, e também a maior e mais difundida espécie de flamingo. Ele é facilmente reconhecível por suas pernas longas, pescoço fino, plumagem colorida e um distinto bico curvado para baixo.

A plumagem do flamingo-grande é mais pálida, variando do rosa-claro ao branco, contrastando com os ombros vermelhos e asas com as pontas pretas. As pernas são cor-de-rosa, os olhos amarelos, e o bico é rosa-claro, com uma ponta preta. A fêmea é menor do que o macho e os jovens têm uma coloração castanho acinzentado com algum rosa nas partes inferiores, asas e cauda, e as pernas e o bico são principalmente de cor marrom. O flamingo-grande tem entre 110 e 150 cm de comprimento e peso entre 2 e 4 kg, com uma envergadura de asas entre 140 e 165 cm.

O flamingo-grande muitas vezes se mistura nas colônias do flamingo-pequeno (Phoeniconaias minor), mas pode ser distinguido pelo seu tamanho maior, plumagem mais pálida, bico mais claro, e pernas cor-de-rosa, ao invés de vermelho-escuras.

Biologia

O flamingo-grande pode percorrer águas mais profundas do que a maioria das outras espécies de flamingo, graças ao seu grande tamanho. Esta espécie geralmente se alimenta com a cabeça e a maior parte do pescoço debaixo d'água enquanto caminha, muitas vezes mexendo até o fundo da lama com os pés em busca de presas. A língua é usada para bombear água através do bico especializado, que tem linhas de placas como pente e que filtram os alimentos, como pequenos crustáceos, moluscos, vermes, insetos, caranguejos e, talvez, pequenos peixes. Ele também se alimenta de matéria vegetal, incluindo sementes de capim e brotos, folhas em decomposição e algas. A presença de pigmentos carotenoides nas algas e crustáceos é o que dá ao flamingo sua plumagem rosa distinta.

O flamingo-grande é uma espécie altamente social, nidificando em grandes e densas colônias, muitas vezes numerando cerca de 20.000 casais ou mais. A época de reprodução varia de acordo com a localização e pode ocorrer em intervalos irregulares e, em algumas áreas, seguindo as chuvas.

O ninho do flamingo-grande é um monte de lama endurecida com uma depressão rasa no topo. Quando não há lama disponível o flamingo-grande usa pequenas pilhas de pedras e detritos, forradas com grama, galhos e penas como ninho. A fêmea coloca um único ovo, que é incubado por um período de 27 a 31 dias. Cerca de uma semana depois do nascimento, o filhote deixa o ninho e se junta a uma "creche". Surpreendentemente, o flamingo adulto é capaz de localizar seu filhote entre as centenas ou milhares de outros, pelo seu chamado. O filhote empluma após 65 a 90 dias e atinge a maturidade sexual a partir do terceiro ano de vida. O flamingo-grande pode viver até 40 anos na natureza.

Habitat

O flamingo-grande habita corpos de água relativamente rasos, incluindo lagoas salinas, salinas, estuários e grandes lagos salinos ou alcalinos. A reprodução ocorre em restingas, lodaçais, praias abertas, ou ilhas de areia ou pedra. Além de usar as enseadas de água doce para beber e tomar banho, o flamingo-grande raramente habita áreas de água doce.

Distribuição

A mais difundida espécie de flamingo, o flamingo-grande ocorre em toda a África, sul da Europa, Oriente Médio e, sul e sudoeste da Ásia. As populações do norte migram para regiões mais quentes no inverno e as espécies frequentemente se dispersam amplamente, em resposta às mudanças de nível de água, disponibilidade de alimento ou competição intraespecífica.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Greater Flamingo." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 01 Abr 2017. Web. 01 Abr 2017.
  • Greater Flamingo fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Phoenicopterus roseus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22697360A86051591.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.