Eider-real

Fotografia por Alan D. Wilson, CC BY-SA

Local da foto: Barrow, Alasca

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Eider-real

Somateria spectabilis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Anseriformes
Família Anatidae
Gênero Somateria
Nome Científico Somateria spectabilis(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês King Eider
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O eider-real é uma grande espécie de pato marinho da família Anatidae.

O eider-real é um pato encorpado, e o macho apresenta um padrão de cores na cabeça muito bonito que o torna inconfundível. O macho, em plumagem reprodutiva, tem o corpo preto com o manto e o pescoço brancos. A parte superior do peito é ligeiramente rosada ou amarelada. A parte superior da asa e a cauda são de cor preta. Na cabeça, a coroa e a nuca são de cor cinza azulada. As bochechas têm uma coloração esbranquiçada ao verde-oliva. Existe uma faixa branca estreita acima do olho que se estende e margeia a parte traseira da bochecha. Na testa existe uma espécie de escudo frontal de cor amarelo alaranjado com bordas pretas. O bico é vermelho com a ponta rosada. Os olhos são marrom-escuros. As pernas e os pés palmados são de cor laranja ao amarelo pálido.

O macho, em plumagem eclipse, tem uma cor maçante marrom-escura no geral, incluindo a cabeça. Geralmente ele é mais escuro do que a fêmea e com algum branco no manto. A fêmea do eider-real tem uma plumagem marrom avermelhada com riscos escuros na coroa e nuca. A área ao redor da base do bico é esbranquiçada. As partes superiores e flancos são riscadas em marrom-escuro ao enegrecido. Na cabeça a face é verde-oliva, e o bico é cinza azulado. As pernas e os pés palmados são cinzentos.

O eider-real tem entre 43 e 63 cm de comprimento e peso entre 1,5 e 2 kg.

Biologia

O eider-real se alimenta em águas rasas, mas também é capaz de mergulhar em profundidades de até 25 m. Existe um registro de um eider-real em um mergulho de 54 m de profundidade nas águas do Mar de Bering. Essa espécie se alimenta de moluscos, crustáceos, equinodermes, larvas de insetos e inúmeros invertebrados aquáticos. Quando em terra, durante a época de reprodução, ele pode se alimentar de matéria vegetal, como sementes, partes verdes de gramíneas e vegetação da tundra.

Os machos do eider-real se reúnem em grandes bandos entre julho e agosto e fazem migrações de muda para áreas marinhas favorecidas, muitas vezes mais de 1.000 km das áreas de reprodução. A migração de outono para áreas de inverno (feitas por machos e fêmeas) tem um pico entre agosto e outubro. A espécie é altamente gregária fora da época de reprodução e um viajante de longas distâncias que migra em bandos, algumas vezes com mais de 10.000 indivíduos.

Durante a época de reprodução, que começa de junho em diante, o eider-real reproduz como casais isolados, que reproduzem espalhados pela tundra, muitas vezes perto da água, mas em um local seco. O ninho é uma área raspada superficialmente no solo situado em uma área aberta ou em um local abrigado, perto de rochas ou montículo de terra. Em algumas áreas essa espécie pode formar colônias de reprodução soltas. A fêmea do eider-real coloca entre 4 e 5 ovos verde-oliva e incuba sozinha durante um período de 22 a 24 dias. Nesse período os machos deixam as fêmeas e se reúnem ao longo das costas próximas para a muda. Os filhotes têm uma plumagem marrom nas partes superiores e esbranquiçadas nas partes inferiores, e já são independentes pouco tempo depois do seu nascimento, cerca de 24 horas. Os filhotes começam a voar com 50 dias de idade, e a maturidade sexual é atingida aos três anos de idade. Essa espécie pode viver entre 12 e 14 anos.

Habitat

O eider-real é uma ave marinha que passa a maior parte do ano no mar, geralmente em águas profundas e longe da costa. Mas durante a época de reprodução, ele vem para terras adjacentes e reproduz na tundra ártica em lagos de água doce, piscinas, pequenos rios e pântanos.

Distribuição

O eider-real reproduz ao longo do hemisfério norte na costa Ártica da Europa, América do Norte e Ásia. Ele pode ser encontrado mais ao sul durante o inverno, incluindo a costa norte-leste e norte-oeste da América do Norte até a ponta da Península de Kamchatka, na Rússia.

O eider-real é uma espécie nativa do Canadá, Dinamarca, Finlândia, Groelândia, Islândia, Japão, Noruega, Rússia, Saint Pierre Miquelon, Esvalbarda e Jan Mayen, Suécia e Estados Unidos.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte, Ásia, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "King Eider." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 13 Fev 2017. Web. 06 Abr 2017.
  • BirdLife International. 2016. Somateria spectabilis. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22680409A85982676.
  • Oiseaux-birds.com
  • Ducks Unlimited.
  • Alaska SeaLife Center.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.