Coruja-das-neves

Fotografia por Silver Leapers, CC BY

Local da foto: Terra Nova, Canadá

 NEX-5T (SONY)
 •  Abertura: f/1.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 10/02/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Coruja-das-neves

Bubo scandiacus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Strigiformes
Família Strigidae
Gênero Bubo
Nome Científico Bubo scandiacus(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Snowy Owl, Arctic Owl, Great White Owl, Icelandic Snow Owl
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2017)

Descrição

A coruja-das-neves, conhecida também como coruja-do-ártico, coruja-branca-grande e coruja-das-neves-islandesa, é uma grande espécie de coruja da família Strigidae.

A coruja-das-neves tem uma distinta plumagem branca que lhe dá uma boa camuflagem na neve. Esta grande e poderosa coruja tem olhos relativamente pequenos, que são de cor amarelo-dourado brilhante, margeados com pálpebras pretas. As pernas e os dedos têm penas densas, e o bico curto e escuro é quase escondido pelas longas penas faciais. O macho desta espécie é quase totalmente branco, às vezes, com algumas manchas ou barras escuras esparsas. A fêmea, maior, é variavelmente marcada com barras escuras, e os juvenis se assemelham à fêmea, mas geralmente têm barras mais fortes.

O macho da coruja-das-neves tem entre 52 e 64 cm de comprimento e peso entre 0,7 e 2,7 kg. A fêmea tem entre 59 e 70 cm de comprimento e peso entre 0,7 e 2,9 kg. Esta espécie tem entre 126 e 145 cm de envergadura de asas.

Biologia

A coruja-das-neves caça principalmente durante o dia, localizando a presa com a sua excelente visão e pelo som. Ela caça em quaisquer condições atmosféricas. A presa pode ser capturada do chão, da água ou durante o voo. Sua dieta é variada e inclui roedores e outros mamíferos com tamanho até de uma lebre, aves até o tamanho de um ganso e ocasionalmente pode se alimentar de peixes, anfíbios, insetos, crustáceos e até mesmo de carniça. No entanto, sua principal presa, quando há disponibilidade, é o lemingue.

A coruja-das-neves geralmente é monogâmica e os casais muitas vezes vivem juntos por toda a vida. A reprodução ocorre em maio e a fêmea faz seu ninho no chão, geralmente em um buraco raso em um montículo de terra com boa visibilidade e fácil acesso aos locais de caça. A fêmea coloca entre 5 e 14 ovos que são incubados por cerca de 4 a 5 semanas. Os filhotes nascem totalmente brancos e são cuidados pelo macho e pela fêmea. Os pais defendem agressivamente o ninho e os filhotes contra predadores.

A coruja-das-neves pode viver 10 anos ou mais na natureza ou pelo menos 28 anos em cativeiro.

Habitat

A coruja-das-neves habita a tundra aberta, das proximidades da linha das árvores até a borda dos mares polares, assim como campos costeiros, planícies de sal e pradarias de água doce. No inverno, esta espécie também ocorre em pântanos, dunas, campos, margens de lagos e praias e, às vezes, em áreas habitadas.

Distribuição

A coruja-das-neves tem uma distribuição circumpolar em torno do círculo Ártico, incluindo Canadá e Alasca, Escandinávia, Groelândia, Islândia e Rússia, e, ocasionalmente no norte da Grã-Bretanha (Ilhas Shetland). Embora alguns espécimes permaneçam na área de reprodução durante todo o ano se as condições são boas, outros invernam mais para o sul, nos Estados Unidos, região norte e central da Europa, Rússia, China e Japão.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte, Ásia, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Snowy Owl." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 31 Mar. 2017. Web. 01 Apr. 2017.
  • Snowy Owl fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2017. Bubo scandiacus (errata version published in 2018). The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T22689055A127837214. Acessado em 28 Out 2018.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.