Coruja-cinzenta-grande

Copyright © Jim Cumming

Local da foto: Ottawa, Canadá

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 185mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/1600s  •  ISO: 320
Data em que a foto foi tirada: 27/01/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Coruja-cinzenta-grande

Strix nebulosa
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Strigiformes
Família Strigidae
Gênero Strix
Nome Científico Strix nebulosaForster, 1772
Nome Inglês Great Grey Owl, Great Gray Owl, Lapland Owl
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A coruja-cinzenta-grande, conhecida também como coruja-lapônica, é uma grande espécie de coruja da família Strigidae, documentada como a maior espécie de coruja do mundo em comprimento.

Os adultos têm uma cabeça grande e arredondada com uma face cinza e olhos amarelos com círculos escuros ao redor deles. As partes inferiores são claras com faixas escuras. As partes superiores são cinzentas com faixas claras. Essa coruja não tem os característicos tufos de penas nas orelhas e tem o maior disco facial entre as aves de rapina.

O comprimento da coruja-cinzenta-grande varia entre 61 e 84 cm, com média de 72 cm para as fêmeas e 67 cm para os machos. A envergadura de asas pode exceder 152 cm, mas a média é de 142 cm para as fêmeas e 140 cm para os machos. O peso de um adulto varia entre 580 e 1.900 g, com média de 1.290 g para as fêmeas e 1.000 g para os machos. Os machos geralmente são menores do que as fêmeas, como a maioria das espécies de coruja.

Biologia

A coruja-cinzenta-grande é uma espécie muito reclusa, e é mais ativa à noite, mas é ativa também ao entardecer e pouco antes do amanhecer - às vezes é ativa durante o dia na época de reprodução. Essa coruja tem um voo com batidas de asas lentas e suaves, e geralmente se locomove em curtas distâncias entre poleiros, raramente planando no ar. Ela voa próximo ao solo, geralmente a menos de 6 m de altura, exceto quando voa para o ninho.

A coruja-cinzenta-grande caça igualmente bem tanto de dia quanto à noite, pois ela tem excelente visão e audição. Ela se alimenta principalmente de pequenos roedores. Os pequenos roedores compõem de 80 a 90% da sua dieta, enquanto outros mamíferos (principalmente musaranhos) e aves compõem o restante.

A coruja-cinzenta-grande espera, ouve e observa a presa, depois ataca. Ela também pode voar baixo em áreas abertas em busca de presas. As penas do disco facial dessa ave ajudam a direcionar os sons para as aberturas dos ouvidos que estão escondidos entre as penas, facilitando a localização de presas. Com uma excelente audição, a coruja-cinzenta-grande pode localizar e capturar presas se movimentando a 60 cm abaixo da neve. Ela então pode mergulhar na neve a uma profundidade de aproximadamente o seu próprio tamanho de corpo para capturar suas presas. Apenas essa espécie e, mais raramente, outras grandes espécies de corujas do gênero Strix são conhecidas por mergulharem na neve para capturar presas, um hábito que requer uma excelente audição.

O macho da coruja-cinzenta-grande se prepara para a época de reprodução e nidificação quando a primavera se aproxima, fazendo exibições aéreas e levando alimento para a fêmea.

A coruja-cinzenta-grande não constrói ninho, ao invés disso, geralmente ela usa ninhos usados anteriormente por uma grande ave, como uma ave de rapina. Ela também nidifica em cavidades de grandes árvores. A nidificação pode ocorrer de março até maio. A ninhada geralmente consiste de 4 ovos. Os ovos têm, em média, 42,7 mm de largura e 53,5 mm de comprimento. O período de incubação é de aproximadamente 30 dias, variando entre 28 e 36 dias. Os filhotes nascem cobertos com uma penugem branca macia por baixo e com os olhos abertos. Ambos os pais alimentam os filhotes trazendo alimento para o ninho e rasgando-o em pedaços muito pequenos que são avidamente consumidos pelos filhotes. Os filhotes deixam o ninho após 3 a 4 semanas e começam a voar entre 1 e 2 semanas após deixarem o ninho.

A abundância de alimento na área geralmente afeta o número de ovos que a fêmea coloca, uma característica bastante comum em espécies de corujas do norte.

Habitat

A coruja-cinzenta-grande tem como habitat as florestas de coníferas densas ou florestas decíduas que estão próximas do taiga aberto ou prados.

Distribuição

A coruja-cinzenta-grande é uma espécie circumpolar, encontrada geralmente em regiões mais frias do norte. Ela é encontrada em partes do norte da Europa e na Ásia. É encontrada também na América do Norte, desde o Alasca, na maior parte do Canadá e em partes dos Estados Unidos, incluindo uma pequena área em Sierra Nevada na Califórnia.

Subespécies

  • Strix nebulosa lapponica - ocorre nas florestas boreais do norte da Europa, norte da Ásia e ilha Sacalina.
  • Strix nebulosa nebulosa - ocorre nas florestas boreais do norte da América do Norte.

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Great Grey Owl." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 07 Abr 2017. Web. 7 Abr 2017.
  • Tonk, R. 2001. "Strix nebulosa" (On-line), Animal Diversity Web.
  • BirdLife International. 2016. Strix nebulosa. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22689118A93218931.
  • The Owl Pages.
  • The Peregrine Fund.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.