Condor-dos-andes

Fotografia por Sergey Pisarevskiy, CC BY-NC-SA

Local da foto: Parque Nacional Natural Puracé, Departamento de Cauca, Colômbia

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/1000s  •  ISO: 320
Data em que a foto foi tirada: 02/11/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Condor-dos-andes

Vultur gryphus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Cathartiformes
Família Cathartidae
Gênero Vultur
Nome Científico Vultur gryphusLinnaeus, 1758
Nome Inglês Andean Condor
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2016)

Descrição

O condor-dos-andes é uma espécie de abutre do Novo Mundo, da família Cathartidae, e o único membro do gênero Vultur.

O condor-dos-andes é uma das maiores aves voadoras do mundo. Sua plumagem é preta brilhante, com penas de voo brancas nas asas e uma distinta plumagem aveludada branca ao redor do pescoço. A pele da cabeça não tem penas e geralmente é rosa avermelhada na base do pescoço, e mais manchada de rosa acinzentado ou amarelo na cabeça. Esta ave tem grandes pés com garras afiadas e poderosas, e um bico com formato de gancho que permite rasgar facilmente a carne de carcaças de animais mortos.

O condor-dos-andes é o único abutre americano que apresenta dimorfismo sexual. O macho tem uma grande protuberância carnosa na parte frontal da cabeça, chamada de carúncula, e barbilhões no pescoço que estão ausentes na fêmea.

O condor-dos-andes tem entre 100 e 130 cm de comprimento e uma envergadura de asas de até 320 cm. O macho pesa entre 11 e 15 kg, e a fêmea, entre 8 e 11 kg.

Biologia

O condor-dos-andes é uma espécie monogâmica e, acredita-se que, quando forma um casal os indivíduos vivem juntos por toda a vida. Ele é ativo durante o dia e passa a maior parte do seu tempo planando em busca de comida e, com a sua excelente visão, ele pode detectar uma carcaça a vários quilômetros de distância. O condor-dos-andes se alimenta de carcaças de animais mortos, dentre eles carneiros, lhamas, gado, focas e, ocasionalmente, animais recém-nascidos ou ovos de aves marinhas.

A época de reprodução do condor-dos-andes varia geograficamente, mas geralmente é de fevereiro a junho. A maioria dos espécimes não constroem ninhos. A fêmea coloca um único ovo na borda de um penhasco. O ovo é branco azulado na cor, pesa cerca de 280 g, e tem entre 7,6 e 10 cm de comprimento. O único ovo é incubado por um período de 54 a 58 dias. O filhote é cuidado por ambos os pais até ele deixar o ninho, em 6 ou 7 meses de idade. O filhote permanece com seus pais até os 2 anos de idade. A maturidade sexual é atingida entre 6 e 11 anos de idade.

O condor-dos-andes é uma ave de vida longa, que amadurece lentamente. Não se sabe exatamente por quantos anos esta espécie pode viver na natureza, mas estima-se que pode viver cerca de 50 anos.

Habitat

O condor-dos-andes habita regiões de montanhas e montanhas costeiras nos Andes, e tem preferência por áreas abertas que ajudam a detectar alimento. Ele ocorre em altitudes de até 5.500 m.

Distribuição

O condor-dos-andes é encontrado nos Andes da América do Sul. Ele ocorre na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Andean Condor." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 31 Dez 2016. Web. 31 Mar 2017.
  • Andean Condor fact file on ARKive.
  • Kidd, T. 2014. "Vultur gryphus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • BirdLife International. 2016. Vultur gryphus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22697641A93626700.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.