Coleirinho

Fotografia por Dario Sanches, CC BY-SA

Local da foto: Município de Piraju, São Paulo, Brasil

Data em que a foto foi tirada: 02/12/2008
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Coleirinho

Sporophila caerulescens
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Sporophila
Nome Científico Sporophila caerulescens(Vieillot, 1823)
Nome Inglês Double-collared Seedeater
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O coleirinho, conhecido também como coleirinha, coleiro e papa-capim-de-coleira, é uma ave passeriforme da família Thraupidae.

O macho do coleirinho tem as partes superiores cinzentas. A coroa é levemente estriada. O bico tem coloração amarelada a acinzentada. Possui uma faixa malar branca e uma pequena mancha subocular da mesma cor. A garganta é preta e é delimitada por uma faixa branca na parte inferior. Logo abaixo da faixa branca tem uma faixa peitoral preta e o resto das partes inferiores são brancas com os flancos manchados de cinza. Existem machos com peito branco e outros com peito amarelo (ambos pertencem à mesma espécie, sendo a forma de peito amarelo apenas uma morfia ou variação). A fêmea tem uma plumagem parda com a área central do abdômen esbranquiçada e o bico é escuro. Os jovens têm plumagem semelhante à da fêmea. Ambos os sexos têm bico robusto, adaptado para comer sementes, uma cauda de comprimento médio, e pernas e pés de coloração escura.

O coleirinho tem entre 11 e 12 cm de comprimento e pesa entre 7,4 e 12,5 g.

Biologia

A dieta do coleirinho é composta de várias sementes de gramíneas, incluindo as de gramíneas usadas para formar pastos para o gado. Forrageia no solo ou empoleirado nos talos de gramíneas.

O coleirinho realiza movimentos migratórios que podem coincidir com períodos de seca, quando há falta de sementes de pastos. Na época reprodutiva é encontrado solitário ou em pares, mas fora da época de reprodução forma bandos monoespecíficos ou com outras espécies do seu gênero.

O período de reprodução do coleirinho ocorre principalmente entre outubro e fevereiro. No sudeste do Brasil ocorre entre dezembro e maio, e possivelmente em todos os meses no norte da sua área de ocorrência.

O ninho do coleirinho, feito à base de gramíneas e outras fibras vegetais, é construído em forma de tigela rasa sobre arbustos a poucos metros do solo. A fêmea coloca 2 ou 3 ovos brancos, creme ou verde-claros, com manchas marrons, cinzentas e escuras que se concentram na extremidade maior. O período de incubação é de aproximadamente 13 dias e apenas a fêmea incuba os ovos. Os filhotes são alimentados por ambos os pais e deixam o ninho entre 12 e 15 dias após a eclosão. A maturidade sexual é atingida no primeiro ano de vida.

Habitat

O coleirinho habita áreas abertas arbustivas, pastagens, bordas de florestas, florestas de crescimento secundário, habitat de cerrado perturbado, áreas de matagal, áreas agrícolas e margens de estradas.

Distribuição

O coleirinho é encontrado no Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Durante o inverno austral, populações do sul migram para o norte até o leste do Peru e sul da Colômbia.

Subespécies

  • Sporophila caerulescens caerulescens - ocorre da Bolívia até o Paraguai, Uruguai e Argentina, e no centro-oeste, sudeste e sul do Brasil.
  • Sporophila caerulescens hellmayri - ocorre no Brasil (sul da Bahia).
  • Sporophila caerulescens yungae - ocorre na Bolívia (La Paz, Cochabamba e Beni).

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Sporophila caerulescens. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22723451A94818385. Acessado em 21 Jul 2018.
  • Jaramillo, A. (2018). Double-collared Seedeater (Sporophila caerulescens). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • Arango, C. 2014. Espiguero Collarejo (Sporophila caerulescens). Wiki Aves Colombia.
    (C. Arango, Editor) . Universidad ICESI. Cali. Colombia.
  • Wikipedia contributors. "Double-collared Seedeater." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 30 Mar 2018. Web. 21 Jul 2018.
  • Peru Aves | Peru Birds, www.peruaves.org
  • Coleirinho (Sporophila caerulescens). WikiAves, a Enciclopédia das Aves do Brasil.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.