Cisne-negro

Fotografia por 0ystercatcher, CC BY-NC-SA

Local da foto: Rio Queanbeyan, Nova Gales do Sul, Austrália

 Canon EOS 50D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/500s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 23/03/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cisne-negro

Cygnus atratus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Anseriformes
Família Anatidae
Gênero Cygnus
Nome Científico Cygnus atratus(Latham, 1790)
Nome Inglês Black Swan
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O cisne-negro é uma grande ave aquática da família Anatidae, a família dos patos, gansos e cisnes. Seu nome científico significa "um cisne vestido de preto", e refere-se a sua plumagem quase totalmente preta.

Apesar do cisne-negro ter uma plumagem quase totalmente preta, suas penas externas primárias e secundárias são brancas. Essas penas praticamente não são visíveis quando a ave tem suas asas dobradas, mas são visíveis em voo. Proporcionalmente ao seu tamanho, o cisne-negro tem o maior pescoço entre as espécies de cisne. Esse pescoço longo e delgado muitas vezes é curvado em forma de "S" ou é mantido ereto. O bico do cisne-negro é vermelho brilhante, com uma faixa pálida na ponta e uma mancha de pele vermelha sem penas se estende atrás do bico até os olhos avermelhados. As pernas e os pés são pretos ou cinzentos. A fêmea do cisne-negro é muito semelhante ao macho na aparência, mas ela tende a ser menor, com um bico mais curto e mais opaco. Os juvenis têm uma coloração marrom e cinza mosqueada, com as pontas das penas brancas, partes inferiores mais pálidas e um bico mais pálido do que as aves adultas.

O cisne-negro tem entre 1,10 e 1,42 m de comprimento e pesa entre 3,7 e 9,0 kg. Ele tem uma envergadura de asas que varia entre 1,6 e 2,0 m.

Biologia

O cisne-negro pode ser encontrado isoladamente ou em grupos soltos compostos por várias centenas ou até mesmo milhares de indivíduos. Cisnes que residem em áreas de habitats permanentes adequados são sedentários, enquanto aqueles que habitam águas mais temporárias são nômades, vagando extensivamente em resposta aos períodos de chuva e períodos de seca.

A dieta do cisne-negro é composta quase totalmente de matéria vegetal. Ele se alimenta de uma variedade de plantas aquáticas e algas, incluindo gramíneas marinhas.

A época de reprodução do cisne-negro parece variar com a localização. No entanto, geralmente ocorre nos meses mais úmidos do inverno, de fevereiro a setembro, quando o nível da água está mais elevado. Essa espécie nidifica em colônias e, como outros cisnes, ele é em grande parte monogâmico, geralmente formando casais para toda a vida. Se uma ave do par morrer, a outra geralmente não tenta encontrar outro parceiro.

O macho e a fêmea participam da construção do ninho, que é um grande montículo de juncos, gramíneas e ervas que flutuam na água ou coletadas do solo. O ninho é reutilizado ano após ano, ou é restaurado ou reconstruído de acordo com a necessidade. A fêmea do cisne-negro coloca uma ninhada de 4 a 6 ovos de cor branca esverdeada, que são incubados por um período de 35 a 40 dias. Após a eclosão dos ovos, os filhotes são cuidados pelos pais por um período de aproximadamente 6 meses. Durante esse período os filhotes podem ser levados nas costas dos pais durante aventuras em águas mais profundas. Os filhotes emplumam com cerca de 150 a 170 dias de idade, mas isso pode ocorrer antes quando a disponibilidade de alimento é alta. O cisne-negro atinge a maturidade sexual entre 18 e 36 meses de idade.

Como muitas outras espécies de aves aquáticas, o cisne-negro adulto perde todas as suas penas de voo após a época de reprodução e fica incapaz de voar por cerca de um mês. Durante esse período ele se instala em grandes áreas de águas abertas para a sua segurança.

Habitat

O cisne-negro ocorre em uma variedade de habitats alagados, incluindo grandes lagos, lagoas, pântanos e charcos, particularmente aqueles que são relativamente rasos e aqueles com vegetação emergente e subaquática para alimento e materiais de nidificação. Essa espécie pode ser encontrada em áreas de água doce e água salobra. Fora da época de reprodução, o cisne-negro ocorre em uma variedade ainda maior de habitats, incluindo lagos de água salgada, pântanos salgados e áreas costeiras. Ele também pode ser encontrado ocasionalmente em mar aberto perto da costa ou perto de ilhas.

Distribuição

O cisne-negro é uma espécie nativa da Austrália, incluindo a Tasmânia. Ele ocorre principalmente nas zonas úmidas do sudoeste e sudeste da Austrália, e geralmente não é encontrado no extremo norte ou nos desertos centrais.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Black Swan." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 20 Mar 2017. Web. 8 Abr 2017.
  • Black Swan fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Cygnus atratus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22679843A92831894.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.