Cegonha-bico-de-sela

Fotografia por Curtis Simmons, CC BY-NC

Local da foto: Botsuana

 ILCE-6000 (SONY)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/4000s  •  ISO: 640
Data em que a foto foi tirada: 02/10/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cegonha-bico-de-sela

Ephippiorhynchus senegalensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Ciconiiformes
Família Ciconiidae
Gênero Ephippiorhynchus
Nome Científico Ephippiorhynchus senegalensis(Shaw, 1800)
Nome Inglês Saddle-billed Stork
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A cegonha-bico-de-sela é uma grande ave da família Ciconiidae e a espécie de cegonha mais alta do continente africano.

A cegonha-bico-de-sela tem uma bela plumagem, idêntica no macho e na fêmea quando empoleirada, mas a fêmea apresenta penas primárias mais brancas quando está voando. A cabeça, pescoço, dorso, asas e cauda têm uma cor preta iridescente, com o resto do corpo e as penas de voo primárias brancas. Os juvenis têm uma plumagem cinza acastanhado. O enorme bico é vermelho com uma faixa preta e um escudo frontal amarelo (a "sela"). As pernas e pés são pretos com articulações rosa. No peito existe uma mancha vermelha de pele, cuja cor escurece durante a época de reprodução.

A cegonha-bico-de-sela atinge regularmente uma altura de 150 cm, um comprimento de 142 cm e uma envergadura de asas entre 240 e 270 cm. O macho é maior e mais pesado do que a fêmea, com peso entre 5,1 e 7,2 kg. A fêmea geralmente tem entre 5 e 6,8 kg. O longo bico tem entre 27 e 36 cm de comprimento. Machos e fêmeas podem ser facilmente distinguidos. As fêmeas têm a íris amarelo-dourado e os machos têm a iris marrom e barbelas penduradas na parte inferior da base do bico.

Biologia

A cegonha-bico-de-sela é uma ave silenciosa. Como a maioria das cegonhas, ela voa com o pescoço esticado, não retraído como uma garça. Em voo, o grande bico é mantido inclinado um pouco abaixo da altura do ventre dando a essa ave uma aparência muito incomum para quem a vê pela primeira vez.

A cegonha-bico-de-sela, como a maioria de seus parentes, se alimenta principalmente de peixes, rãs e caranguejos, mas também se alimenta de pequenas aves e répteis. Ela se locomove de uma maneira deliberada e imponente quando está caçando, de uma forma semelhante a forma de locomoção das garças maiores.

A cegonha-bico-de-sela é uma espécie monogâmica. Ela reproduz em alagados florestados e em outras áreas inundadas em planícies tropicais. Ela constrói um grande ninho de gravetos em uma árvore, onde a fêmea coloca de 1 a 2 ovos brancos pesando aproximadamente 146 g cada. Essa espécie não forma colônias de reprodução e, geralmente, é encontrada sozinha ou em pares. O período de incubação é de 30 a 35 dias, com outros 70 a 100 dias até os filhotes emplumarem. O macho e a fêmea são responsáveis pela alimentação e cuidado dos filhotes.

Habitat

A cegonha-bico-de-sela tem preferência por pântanos de água doce, rios pela savana aberta, margens de lagos e planícies inundadas.

Distribuição

A cegonha-bico-de-sela é uma espécie de grande distribuição pela África Subsaariana. Ela ocorre do Sudão, Etiópia e Quênia ao sul até a África do Sul. Ela ocorre também na Gâmbia, Senegal, Costa do Marfim e Chade na África Ocidental.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Saddle-Billed Stork." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Dez 2016. Web. 07 Abr 2017.
  • BirdLife International. 2016. Ephippiorhynchus senegalensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22697706A93631820.
  • PawNation.
  • Biodiversity Explorer.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.