Cegonha-bico-de-sapato

Copyright © Usha Harish

Local da foto: Baía Mabamba, Uganda

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cegonha-bico-de-sapato

Balaeniceps rex
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Pelecaniformes
Família Balaenicipitidae
Gênero Balaeniceps
Nome Científico Balaeniceps rexGould, 1850
Nome Inglês Shoe-billed Stork, Shoebill, Whalehead
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

A cegonha-bico-de-sapato é uma grande ave da família Balaenicipitidae.

Com uma aparência pré-histórica, a inconfundível cegonha-bico-de-sapato tem uma plumagem cinza azulada, longas pernas pretas, asas largas e pescoço musculoso, mas é inegavelmente dominada pelo seu fantástico bico que lembra um sapato de madeira. O bico é uma enorme estrutura de 23 cm de comprimento e 10 cm de largura, que termina em um gancho curvado e afiado. O bico tem uma coloração de palha com manchas escuras. As mandíbulas têm bordas afiadas que ajudam a capturar e comer presas. Os olhos são de cor amarelo pálido e na parte de trás da cabeça existe um pequeno capuz de penas.

A cegonha-bico-de-sapato tem entre 115 e 150 cm de altura, entre 100 e 120 cm de comprimento e peso entre 4 e 7 kg. Os machos são maiores do que as fêmeas e têm bicos mais longos.

Biologia

A cegonha-bico-de-sapato passa a maior parte do seu tempo forrageando em ambientes aquáticos e geralmente se alimenta à noite, caçando principalmente por emboscada, permanecendo em pé imóvel à espera de presas, atacando as presas com notável velocidade e força. A presa é capturada na água pelo seu bico afiado com formato de gancho. O peixe-pulmonado-africano é a presa mais comum, além de uma variedade de peixes menores e maiores, anfíbios, serpentes aquáticas, lagartos, tartarugas, ratos, filhotes de aves aquáticas e até mesmo filhotes de crocodilos.

A cegonha-bico-de-sapato é uma espécie predominantemente solitária e os adultos se reúnem apenas para o acasalamento. A época de reprodução não é bem definida, mas algumas evidências sugerem que coincide com o início da estação seca, para evitar inundações dos ninhos. A fêmea coloca entre 1 e 3 ovos em um ninho grande e plano construído no meio da vegetação do pântano. Os ovos são incubados por aproximadamente 30 dias.

Ambos os pais cuidam ativamente, fazem sombra, protegem e alimentam os filhotes, mas as fêmeas talvez sejam um pouco mais atenciosas. O alimento é regurgitado do esôfago diretamente para o bico dos filhotes. Os filhotes emplumam após cerca de 105 dias e podem voar após 112 dias. Os filhotes começam a caçar depois de três meses e meio, mas continuam dependentes dos pais para alimentá-los até se tornarem um pouco mais velhos. Os jovens atingem a maturidade sexual após 3 a 4 anos. Essa espécie pode viver até 36 anos.

Habitat

A cegonha-bico-de-sapato habita pântanos de água doce, marismas densas e extensas, e pântanos temporariamente inundados com vegetação flutuante, preferindo aqueles formados por papiro.

Distribuição

A cegonha-bico-de-sapato é encontrada no centro-leste do continente africano, desde o Sudão do Sul até a Zâmbia. Ela ocorre na República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Shoebill." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 23 Mar 2017. Web. 07 Abr 2017.
  • Shoebill fact file on ARKive.
  • Steffen, A. 2007. "Balaeniceps rex" (On-line), Animal Diversity Web.
  • BirdLife International. 2016. Balaeniceps rex. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22697583A93622396.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.