Casuar-do-sul

Fotografia por Alexandre Roux, CC BY-NC-SA

Local da foto: Austrália

 NIKON D3200 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 145mm  •  Abertura: f/4.8  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 22/10/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Casuar-do-sul

Casuarius casuarius
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Casuariiformes
Família Casuariidae
Gênero Casuarius
Nome Científico Casuarius casuarius(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Southern Cassowary, Australian Cassowary
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2017)

Descrição

O casuar-do-sul, conhecido também como casuar-australiano, é uma ave de grande porte da família Casuariidae e o maior membro da sua família, que também inclui o casuar-do-norte (Casuarius unappendiculatus) e o casuar-anão (Casuarius bennetti). É a segunda ave mais pesada do mundo e a maior ave da Austrália. Ele pertence ao grupo das aves ratitas (aves que não voam).

O casuar-do-sul tem uma plumagem preta brilhante e um pescoço azul brilhante, com uma coloração vermelha na nuca. Possui dois barbilhões vermelhos com cerca de 17 cm que ficam pendurados no pescoço. O bico do casuar tem entre 9 e 19 cm de comprimento. O casuar tem pernas grossas e poderosas. Os pés com 3 dedos são equipados com garras letais de até 12 cm no interior de um dos dedos de cada pé. As garras, como lâminas, são capazes de matar seres humanos e cães-domésticos se a ave for provocada.

O casuar-do-sul geralmente tem entre 127 e 170 cm de comprimento. A altura varia entre 150 e 180 cm. As fêmeas pesam, em média, 58,5 kg e os machos entre 29 e 34 kg.

Biologia

O nome casuar vem do Papuásio, que significa "cabeça com chifre", referindo-se ao "chifre" que parece um capacete marrom com um revestimento duro na coroa da cabeça. Este capacete, que tem uma inclinação para trás, mede entre 13 e 16 cm e é usado para empurrar a vegetação, pois o casuar anda pela floresta com a cabeça para baixo. Ele também reflete a idade e dominância. Os sexos são similares na aparência, embora as fêmeas tendem a ser maiores e mais pesadas. Os filhotes têm uma plumagem marrom com listras longitudinais. A coloração adulta e o capacete começam a se desenvolver entre dois e quatro anos de idade.

Os casuares geralmente são solitários, e os machos são subordinados às fêmeas. As fêmeas podem colocar várias ninhadas de ovos durante a época de reprodução, que vai de junho a outubro. Os ovos são colocados diretamente no chão da floresta e, em seguida, o macho se torna o único responsável pela proteção e cuidado. O macho incuba os ovos por cerca de 50 dias, virando os ovos e deixando-os apenas para beber água. Ele cuida dos filhotes por até 16 meses, protegendo-os sob sua cauda quando ameaçado.

Os casuares são predominantemente frugívoros. Além de frutas, sua dieta inclui flores, fungos, lesmas, insetos, sapos, pássaros, peixes, ratos, camundongos e carniça. Estas aves são importantes dispersores de várias sementes da floresta, que vão longe em busca de árvores frutíferas.

Habitat

O casuar-do-sul é um habitante de florestas tropicais, embora seja encontrado também em proximidades de savanas, manguezais e plantações de frutas.

Distribuição

O casuar-do-sul ocorre apenas na Nova Guiné e, em Queensland, no nordeste da Austrália.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Southern Cassowary." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 17 Mar 2017. Web. 01 Abr 2017.
  • Southern Cassowary fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2017. Casuarius casuarius. The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T22678108A118219400. Acessado em 28 Out 2018.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.