Carcará-do-norte

Fotografia por Manjith Kainickara, CC BY-SA

Local da foto: Texas, Estados Unidos

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 320
Data em que a foto foi tirada: 25/01/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Carcará-do-norte

Caracara cheriway
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Falconiformes
Família Falconidae
Gênero Caracara
Nome Científico Caracara cheriway(Jacquin, 1784)
Nome Inglês Northern Caracara, Northern Creasted Caracara
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O carcará-do-norte, conhecido também como caracará-do-norte e caracará-de-crista-do-norte, é uma ave de rapina da família Falconidae e uma das duas espécies existentes de carcarás do gênero Carcara - a outra espécie é o carcará-do-sul (Caracara plancus). Ao contrário dos falcões do gênero Falco que são da mesma família, os carcarás não são caçadores aéreos de voo rápido, mas são mais lentos e muitas vezes carniceiros.

O carcará-do-norte tem asas largas e cauda longa. Ele também tem pernas longas e frequentemente anda e corre no chão. Um carcará adulto tem o corpo, asas, crista e coroa pretas. O pescoço, anca e as manchas visíveis nas asas são brancas, e a cauda é branca com barras pretas e uma faixa larga terminal. O peito é branco com finas barras pretas. O bico é grosso, cinzento e curvado, e as pernas são amarelas. A base do bico e pele facial são amarelo profundo ao vermelho alaranjado, dependendo da idade e da muda. Machos e fêmeas são semelhantes, mas as aves imaturas têm uma coloração mais marrom, têm um pescoço e garganta castanho amarelado, um peito listrado/manchado com marrom, pernas brancas acinzentadas e a base do bico e a pele facial têm uma cor acinzentada ou rosa/roxo

O carcará-do-norte tem entre 49 e 58 cm de comprimento, uma envergadura de asas de 107 a 130 cm, e peso entre 0,8 e 1,3 kg.

Biologia

O carcará-do-norte é uma ave oportunista e sua dieta consiste de carniça e presas vivas. As presas vivas geralmente são pequenas tartarugas, ovos de tartarugas, peixes, insetos, rãs, lagartos, serpentes, pequenos pássaros e alguns pequenos mamíferos. Algumas vezes, ao tentarem capturar um animal maior, pares de carcarás unem forças. Os carcarás também já foram observados comendo com abutres.

O carcará-do-norte geralmente pode ser avistado sozinho, em pares ou em famílias de 3 a 5 aves.

Os laços entre os carcarás adultos são fortes, persistindo até que um deles morra. Juntos, o casal de carcarás mantêm um grande território. O local de nidificação geralmente é em uma palmeira, e o ninho é uma estrutura volumosa feita com cipós finos e paus. A época de reprodução do carcará-do-norte é de janeiro a março, e a ninhada geralmente é composta de dois ou três ovos de cor marrom rosado com manchas escuras. O período de incubação é de aproximadamente 32 dias e os filhotes não saem do ninho até que eles estejam com pelo menos oito semanas de idade. A família de carcarás pode ser observada junta por pelo menos três meses após os filhotes emplumarem.

Habitat

O carcará-do-norte habita diversos tipos de habitats abertos e semiabertos, Geralmente ele vive em planícies, mas pode viver em áreas de média altitude no norte dos Andes. A espécie é mais comum em fazendas de gado com árvores dispersas, com abrigo e pequenos bosques, desde que a presença humana seja um pouco limitada. Ele pode ser encontrado também em outras variedades de terras agrícolas, tais como pradarias, matas costeiras (incluindo manguezais), plantações de coco, matagal ao longo de dunas de areia e planaltos abertos.

Distribuição

O carcará-do-norte ocorre em Cuba, norte da América do Sul (sul ao norte do Peru e norte da Amazônia brasileira) e na maior parte da América Central e México, chegando as partes mais ao sul dos Estados Unidos, incluindo a Flórida.

Subespécies

  • Caracara cheriway audubonii - ocorre do sul dos Estados Unidos até o oeste do Panamá, Cuba e Ilha da Juventude.
  • Caracara cheriway cheriway - ocorre no leste do Panamá e norte da América do Sul até o norte do Peru, Brasil, Aruba e Ilha de Trindade.
  • Caracara cheriway pallidus - ocorre nas ilhas Três Marias (costa oeste do México).

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Northern Crested Caracara." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 28 Mar 2017. Web. 06 Abr 2017.
  • Pancoast, S. 2000. "Caracara cheriway" (On-line), Animal Diversity Web.
  • BirdLife International. 2016. Caracara cheriway. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22696255A93551725.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.