Calau-preto-e-branco-oriental

Fotografia por Sergey Pisarevskiy, CC BY-NC-SA

Local da foto: Quedá, Malásia

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/1250s  •  ISO: 1250
Data em que a foto foi tirada: 01/01/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Calau-preto-e-branco-oriental

Anthracoceros albirostris
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Bucerotiformes
Família Bucerotidae
Gênero Anthracoceros
Nome Científico Anthracoceros albirostris(Shaw & Nodder, 1807)
Nome Inglês Oriental Pied Hornbill
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O calau-preto-e-branco-oriental é uma grande ave da família Bucerotidae, a família dos calaus.

A plumagem da cabeça, pescoço, dorso, asas e a região superior do peito do calau-preto-e-branco-oriental é preta com um leve brilho verde. A cauda é preta com a ponta branca em todas as penas, exceto as penas centrais. A plumagem da região inferior do peito, abdômen, coxas, embaixo das asas e as pontas das asas é branca. A pele ao redor dos olhos e a pele da garganta também é branca. Uma coloração azul às vezes pode ser notada na garganta dos adultos. O capacete (estrutura córnea na parte superior do bico) de espécimes adultos é um "cilindro" lateralmente achatado, que pode formar um chifre saliente.

Machos e fêmeas são semelhantes na coloração. Os machos podem ser distinguidos das fêmeas pelo tamanho do corpo maior, bico amarelo com uma base preta, e olhos vermelhos brilhantes. As fêmeas têm um tamanho de corpo ligeiramente menor, bico e capacete amarelos, e uma mandíbula parcialmente manchada de marrom e preto, e olhos marrons acinzentados. Os jovens lembram os adultos, mas têm um capacete subdesenvolvido, um bico menor e a plumagem não tem o brilho verde encontrado nos adultos.

O calau-preto-e-branco-oriental tem entre 55 e 60 cm de comprimento da cabeça à cauda e uma envergadura de asas entre 23 e 36 cm. O bico tem 19 cm de comprimento para os machos e 16 cm para as fêmeas. O peso varia entre 600 e 1.050 g, com média de 900 g para os machos e 875 g para as fêmeas.

Biologia

Os calaus são predominantemente frugívoros. A dieta do calau-preto-e-branco-oriental consiste de frutos silvestres, insetos, pequenos pássaros, pequenos répteis (lagartos e serpentes), anfíbios e peixes. O calau-preto-e-branco-oriental é um importante dispersor de sementes grandes.

Os calaus geralmente são monogâmicos e reproduzem entre janeiro e junho. O calau-preto-e-branco-oriental normalmente começa a reprodução em fevereiro. Isso coincide com o início da chuva, dependendo da localização geográfica, e o pico de abundância de frutas.

Calaus geralmente não escavam seus próprios ninhos, mas usam os locais criados por outras aves ou cavidades criadas após o rompimento de galhos. Como os calaus confiam em cavidades já existentes, a seleção de locais de nidificação adequados dentro do seu ambiente tem um grande impacto no sucesso reprodutivo.

Calaus selecionam os locais de nidificação com base na disponibilidade e tipo de árvores frutíferas, bem como a disponibilidade e a qualidade das cavidades dos locais de nidificação em seu habitat. A principal diferença nas características estruturais das cavidades dos ninhos entre as espécies de calaus é o tamanho da cavidade, que é altamente relacionada com o tamanho do corpo. O calau-preto-e-branco-oriental tem preferência por cavidades alongadas e pode estar localizada a uma altura entre 1 e 18 m ou mais. Ele também tem uma tendência a selecionar locais de nidificação próximos de rios ou outros corpos de água.

Quando uma fêmea seleciona e entra em um ninho, ela sela a entrada com uma mistura de saliva, lama, frutos, excrementos e casca de árvores, deixando apenas uma pequena abertura por onde o alimento pode ser passado. O macho forrageia para a fêmea e os filhotes, e a fêmea alimenta os filhotes. Os filhotes permanecem dentro do ninho com a fêmea por alguns meses até eles estarem prontos para aprender voar. O calau-preto-e-branco-oriental pode retornar ao seu ninho anterior para subsequentes temporadas de nidificação.

Habitat

O calau-preto-e-branco-oriental habita florestas de planícies úmidas tropicais e subtropicais.

Distribuição

O calau-preto-e-branco-oriental é encontrado no subcontinente indiano e no sudeste asiático. Ele ocorre em Bangladesh, Butão, Brunei, Camboja, leste e norte da Índia, Laos, norte da Malásia peninsular, Mianmar, Nepal, Singapura, Tailândia, Tibete, Vietnã e ilhas da plataforma de Sunda.

Subespécies

  • Anthracoceros albirostris albirostris - ocorre na Índia até o estado de Assam, Nepal, Mianmar, sul da China e Indochina.
  • Anthracoceros albirostris convexus - ocorre no sul da Tailândia, península Malaia, Grandes Ilhas da Sonda e ilhas adjacentes.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Oriental Pied Hornbill." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 09 Jan 2017. Web. 08 Abr 2017.
  • BirdLife International. 2016. Anthracoceros albirostris. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22682437A92945575.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.