Calau-preto-e-branco-de-malabar

Fotografia por Rohit Varma, CC BY-SA

Local da foto: Parque Nacional Wilpattu, Sri Lanka

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 560mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 29/09/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Calau-preto-e-branco-de-malabar

Anthracoceros coronatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Bucerotiformes
Família Bucerotidae
Gênero Anthracoceros
Nome Científico Anthracoceros coronatus(Boddaert, 1783)
Nome Inglês Malabar Pied Hornbill, Lesser Pied Hornbill
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2016)

Descrição

O calau-preto-e-branco-de-malabar é uma ave da família Bucerotidae, uma família de aves encontradas no Velho Mundo.

O calau-preto-e-branco-de-malabar tem uma plumagem principalmente preta e o seu ventre é branco. Sua garganta tem uma mancha branca e as laterais da cauda e bordas das asas são brancas. O bico é amarelo com uma estrutura córnea (como um capacete) grande e principalmente preta na parte superior. As fêmeas têm uma pele orbital branca que os machos não têm. Os jovens não têm a estrutura córnea no bico e podem ser confundidos com o calau-preto-e-branco-oriental (Anthracoceros albirostris).

O calau-preto-e-branco-de-malabar é uma grande espécie de calau que mede cerca de 65 cm de comprimento.

Biologia

O calau-preto-e-branco-de-malabar é uma espécie onívora e sua dieta é composta de frutas, pequenos mamíferos, aves, pequenos répteis e insetos. A presa é morta e engolida inteira. O figo é um alimento importante, contribuindo com 60% de sua dieta de maio a fevereiro - a época não reprodutiva. Durante a época de reprodução, em maio e abril, até 75% de sua dieta é composta de figos. Ele também se alimenta de outros frutos, incluindo a noz-vomitória (Strychnos nux-vomica) que é tóxica para muitos vertebrados.

Os calaus geralmente são monogâmicos e reproduzem entre janeiro e junho, e geralmente não escavam seus próprios ninhos, mas usam os locais criados por outras aves ou cavidades criadas após o rompimento de galhos. Como os calaus confiam em cavidades já existentes, a seleção de locais de nidificação adequados dentro do seu ambiente tem um grande impacto no sucesso reprodutivo. Calaus selecionam os locais de nidificação com base na disponibilidade e tipo de árvores frutíferas, bem como a disponibilidade e a qualidade das cavidades dos locais de nidificação em seu habitat. A principal diferença nas características estruturais das cavidades dos ninhos entre as espécies de calaus é o tamanho da cavidade, que é altamente relacionada com o tamanho do corpo.

Durante a incubação a fêmea coloca dois ou três ovos brancos em uma cavidade de árvore, que é selada com uma mistura de saliva, lama, frutos, excrementos e casca de árvores. Existe apenas uma estreita abertura, grande o suficiente apenas para o macho passar o alimento para a fêmea e os filhotes. Quando os filhotes estão relativamente grandes e o ninho não é mais espaçoso o suficiente para comportar a mãe com os filhotes, a mãe rompe a proteção da abertura do ninho, sai do ninho e reconstrói a proteção novamente, deixando os filhotes seguros dentro do ninho. Neste ponto a fêmea também alimenta os filhotes juntamente com o macho.

Habitat

O calau-preto-e-branco-de-malabar tem como habitat as florestas sempre-verdes e florestas decíduas úmidas e abertas, especialmente em regiões de colinas e áreas ribeirinhas.

Distribuição

O calau-preto-e-branco-de-malabar ocorre no centro e sul da Índia e no Sri Lanka.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Malabar Pied Hornbill." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Mar 2017. Web. 06 Abr 2017.
  • BirdLife International. 2016. Anthracoceros coronatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22682433A92945240.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.