Bicudo-da-nicarágua

Fotografia por Steven Easley, CC BY-NC

Local da foto: Província de Heredia, Costa Rica

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Bicudo-da-nicarágua

Sporophila nuttingi
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Thraupidae
Gênero Sporophila
Nome Científico Sporophila nuttingiRidgway, 1884
Nome Inglês Nicaraguan Seed-Finch
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O bicudo-da-nicarágua é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Seu nome científico é uma homenagem ao zoólogo americano Charles Cleveland Nutting, que conduziu várias expedições zoológicas na América Central para o Instituto Smithsoniano.

O macho adulto do bicudo-da-nicarágua tem uma plumagem totalmente preta. O bico tem cor de marfim e se torna rosa brilhante na época da reprodução. A fêmea adulta tem uma plumagem marrom-escura nas partes superiores e marrom nas partes inferiores, às vezes, marrom canela profundo. O bico é cinza-escuro. O macho imaturo é semelhante a uma fêmea adulta, mas tem uma plumagem mais escura. A fêmea imatura é semelhante a uma fêmea adulta, mas as partes inferiores menos marrom e as penas terciárias são margeadas com uma cor enferrujada pálida. A espécie tem íris marrom, pernas e pés cinza chumbo.

O bicudo-da-nicarágua tem entre 14 e 14,5 cm de comprimento e peso entre 24 e 25,7 g.

Biologia

O bicudo-da-nicarágua se alimenta principalmente de sementes de gramíneas, mas sua dieta pode incluir insetos e algumas frutas pequenas também.

Os machos do bicudo-da-nicarágua cantam de poleiros em árvores ou arbustos com vista para locais com cobertura de gramíneas, ou cantam em voo. É uma espécie, presumivelmente, territorial. Geralmente é visto individualmente ou em pares, pelo menos durante a época de reprodução. Fora da época de reprodução, ocorre em pequenos grupos nômades, os quais podem se associar com bandos de outras espécies.

A época de reprodução do bicudo-da-nicarágua ocorre de fevereiro a julho. O ninho, com formato de taça, é composto de fibras e gramíneas, e é forrado com pequenas raízes finas e teias de aranha. O ninho é construído em altura relativamente baixa em ciperáceas, gramíneas ou arbustos. A fêmea coloca uma ninhada de dois ovos de cor branca esverdeada, fortemente marcados com manchas marrom-claras, marrom-escuras e acinzentadas.

Habitat

O bicudo-da-nicarágua habita áreas de planícies com cobertura de gramíneas baixas a altas, geralmente perto da água. Essas áreas incluem pântanos, pastagens inundadas ou áreas de gramíneas altas nas margens de lagos, lagoas ou riachos de fluxo lento. Ele ocorre entre 500 e 900 m de altitude.

Distribuição

O bicudo-da-nicarágua ocorre nas planícies caribenhas da Nicarágua, norte e leste da Costa Rica e oeste do Panamá.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Sporophila nuttingi. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22723522A94822309. Acessado em 01 Jun 2017.
  • Schulenberg, Thomas S. (2015). Nicaraguan Seed-Finch (Sporophila nuttingi), Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Ithaca: Cornell Lab of Ornithology.
  • Rising, J. (2017). Nicaraguan Seed-Finch (Sporophila nuttingi). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 01 Jun 2017.
  • Wikipedia contributors. "Nicaraguan Seed Finch." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 28 Nov 2016. Web. 01 Jun 2017.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.