Beija-flor-ruivo

Fotografia por Mick Thompson, CC BY-NC

Local da foto: Washington, Estados Unidos

 Canon EOS 7D Mark II (Canon)
Distância Focal: 840mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/640s  •  ISO: 3200
Data em que a foto foi tirada: 12/06/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Beija-flor-ruivo

Selasphorus rufus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Apodiformes
Família Trochilidae
Gênero Selasphorus
Nome Científico Selasphorus rufus(Gmelin, 1788)
Nome Inglês Rufous Hummingbird
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O beija-flor-ruivo é uma pequena espécie de beija-flor da família Trochilidae.

O beija-flor-ruivo tem um peito branco, face, partes superiores, flancos e cauda ruivas, e uma mancha na garganta de cor vermelha/laranja iridescente. Alguns machos têm um pouco de verde no dorso e/ou coroa. A fêmea tem as partes superiores verdes com algum branco, algumas penas laranja iridescentes no centro da garganta e uma cauda escura com pontas brancas e base ruiva.

A fêmea do beija-flor-ruivo, é ligeiramente maior do que o macho. Esta espécie tem um tamanho típico de beija-flor, com 7 a 9 cm de comprimento, cerca de 11 cm de envergadura de asas e peso de 2 a 5 g. As fêmeas e os raros machos de dorso verde são extremamente difíceis de diferenciar do beija-flor-de-allen (Selasphorus sasin).

Biologia

Como outros beija-flores, o beija-flor-ruivo se alimenta de néctar de flores usando sua longa língua. Sua dieta é complementada com pequenos invertebrados, incluindo moscas, aranhas e pulgões, que podem ser capturados no ar, retirados de teias de aranha ou de plantas. Esta espécie também se alimenta de seiva de árvores através de buracos feitos por pica-paus e também é um visitante comum de alimentadores artificiais de beija-flores.

O beija-flor-ruivo é agressivamente territorial defendendo partes de flores não apenas durante a reprodução, mas também em escalas temporárias durante a migração. Em todas as épocas do ano esta pequena ave ataca qualquer beija-flor visitante, incluindo espécies maiores, e já foi vista até mesmo perseguindo esquilos.

A época de reprodução do beija-flor-ruivo vai de março a julho. A fêmea constrói o ninho sozinha com formato de um copo pequeno, coberto exteriormente com liquens, musgos e cascas, mantidos juntos com teias de aranha. O ninho geralmente é bem escondido em um arbusto, árvore de conífera ou carvalho. A fêmea coloca de 2 a 3 ovos, que são incubados por um período de 15 a 17 dias. Os filhotes deixam o ninho após cerca de 20 a 26 dias.

O beija-flor-ruivo é uma ave de vida longa que pode viver por mais de oito anos.

Habitat

Durante a época de reprodução o beija-flor-ruivo é encontrado em uma variedade de habitats, incluindo matas, florestas, áreas abertas ou arbustivas, pântanos, prados, campos agrícolas, pátios, parques e jardins. Na migração, ele é encontrado em prados de montanha, muitas vezes em áreas perturbadas onde flores estão florescendo, em altitudes de até 3.840 m. Na sua área de ocorrência de inverno, o beija-flor-ruivo habita florestas de pinho/carvalho, aberturas arbustivas em florestas, florestas de espinhos áridas e savana.

Distribuição

O beija-flor-ruivo reproduz mais ao norte do que qualquer outra espécie de beija-flor, estendendo-se do sudeste do Alasca, pelo sudoeste do Canadá e noroeste dos Estados Unidos até o noroeste da Califórnia. Ele tem uma das mais longas migrações de qualquer ave em relação ao tamanho do seu corpo, viajando para o sul para passar o inverno desde a Carolina do Sul e Costa do Golfo dos Estados Unidos até o México. Esta espécie viaja mais de 3.200 km em suas migrações.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Rufous Hummingbird." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Mar 2017. Web. 06 Abr 2017.
  • Rufous Hummingbird fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Selasphorus rufus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22688296A95213517.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.