Beija-flor-abelha

Fotografia por Gregory Smith, CC BY-SA

Local da foto: Província de Matanzas, Cuba

 Canon EOS 7D Mark II (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/320s  •  ISO: 500
Data em que a foto foi tirada: 21/02/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Beija-flor-abelha

Mellisuga helenae
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Apodiformes
Família Trochilidae
Gênero Mellisuga
Nome Científico Mellisuga helenae(Lembeye, 1850)
Nome Inglês Bee Hummingbird, Helena Hummingbird
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2016)

Descrição

O beija-flor-abelha, conhecido também como beija-flor-de-helena é uma espécie de beija-flor da família Trochilidae, e é a menor ave do mundo.

O macho do beija-flor-abelha apresenta uma plumagem de reprodução extravagante, com penas vermelhas/rosa iridescentes na cabeça e pescoço, que são alongadas ao redor do pescoço. O resto das partes superiores é azulada, e a parte inferior é branca acinzentada, com manchas azuis nas pontas das asas. As penas da cauda têm pontas pretas. As penas brilhantemente coloridas só são aparentes antes e durante a época de reprodução, e são eliminadas logo depois, quando elas são substituídas por uma plumagem mais monótona. A fêmea do beija-flor-abelha é ligeiramente maior do que o macho e não tem plumagem iridescente. As partes superiores são verdes e a parte inferior é esbranquiçada. As pontas das penas da cauda são brancas.

O beija-flor-abelha tem entre 5 e 6 cm de comprimento e seu peso varia entre 1,6 e 2,0 g.

Biologia

O bico fino e pontudo do beija-flor-abelha é adaptado para penetrar profundamente em flores. Ele se alimenta principalmente de néctar, e ocasionalmente de insetos ou aranhas, movendo a sua língua rapidamente para dentro e para fora de sua boca. No processo de alimentação, o beija-flor-abelha pega o pólen em seu bico e cabeça. Quando ele voa de flor em flor, ele transfere o pólen. Desta forma, ele desempenha um papel importante na reprodução das plantas. Em um dia, o beija-flor pode visitar 1.500 flores.

Como o beija-flor-abelha é muito pequeno, ele consome uma grande quantidade de alimento para satisfazer as suas exigências energéticas muito elevadas, geralmente ingerindo até metade da sua massa corporal em comida todos os dias, e até oito vezes a sua massa corporal em água.

Apesar do seu tamanho minúsculo, o beija-flor-abelha é capaz de bater suas asas cerca de 80 vezes por segundo em um padrão em forma de oito, dando-lhe a capacidade de pairar e se mover com surpreendente agilidade. Durante a sua elaborada exibição de corte, o número de batidas de asas por aumentar até quase 200 vezes por segundo.

A época de reprodução do beija-flor-abelha geralmente ocorre entre março e junho. A fêmea constrói um pequeno ninho com cerca de 2,5 cm de diâmetro em forma de taça usando teias de aranha, casca e liquens. Ela coloca uma ninhada de 2 ovos minúsculos, com tamanho aproximado de um grão de ervilha, que são incubados por cerca de 22 dias. Os filhotes são alimentados e cuidados unicamente pela fêmea, até deixarem o ninho após 18 dias.

Habitat

O beija-flor-abelha é encontrado principalmente em florestas densas e bordas de florestas, onde há abundância de arbustos, cipós e epífitas. Ele habita também vales de montanhas, pântanos e jardins, e ocasionalmente é registrado em campo aberto.

Distribuição

Endêmico de Cuba, o beija-flor-abelha tem uma distribuição fragmentada em todo o continente e na vizinha Ilha da Juventude.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Bee Hummingbird." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 19 Mar 2017. Web. 08 Abr 2017.
  • Bee Hummingbird fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Mellisuga helenae. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22688214A93187682.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.