Ave-secretária

Fotografia por Wildlife Wanderer, CC BY-NC-ND

Local da foto: Parque Transfronteiriço de Kgalagadi, África do Sul

 Canon EOS 30D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/1250s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 11/05/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Ave-secretária

Sagittarius serpentarius
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Accipitriformes
Família Sagittariidae
Gênero Sagittarius
Nome Científico Sagittarius serpentarius(J. F. Miller, 1779)
Nome Inglês Secretary Bird, Secretarybird
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

A ave-secretária, conhecida também como serpentário ou secretário, é uma grande e distinta ave de rapina da família Sagittariidae. Ela recebe esse nome incomum devido ao estranho e distinto arranjo de penas na parte de trás do pescoço. Essa crista longa de penas pretas e em forma de espátula, dá a ave-secretária a aparência de uma secretária à moda antiga que levava canetas de pena guardadas atrás das orelhas, uma prática comum na época. Mais recentemente, é dito que o nome realmente pode ser derivado do árabe "saqr-et-tair". "Saqr" significa caçador ou falcão e "tair" significa voo ou ave. A hipótese mais recente é que o termo secretária é emprestado de uma corruptela francesa do Árabe saqr-et-tair ou "ave-caçadora".

A plumagem da ave-secretária, geralmente é cinza no dorso e mais pálida no peito e no uropígio, enquanto a barriga, coxas e penas de voo são todas pretas. A cor embaixo das asas é branca. Os olhos são castanhos e rodeados com uma pele facial nua que tem uma coloração vermelha profunda, e o bico é cinza azulado. A espécie apresenta pouco dimorfismo sexual - os machos têm as penas da cauda e a plumagem da cabeça mais longas. A ave-secretária tem o corpo como o de uma águia e pernas como as de um grou, o que aumenta a altura da ave. A cabeça é como a de uma águia com um bico em forma de gancho, mas tem asas arredondadas. À distância, ou quando está voando, a ave-secretária lembra mais um grou do que uma ave de rapina. A cauda tem duas penas centrais alongadas que se estendem além dos pés durante o voo.

A ave-secretária tem entre 2,3 e 4,5 kg de peso, entre 90 e 130 cm de altura, e um comprimento total de 112 a 152 cm. Ela tem uma envergadura de asas entre 190 e 220 cm.

Biologia

A ave-secretária é mais solitária, mas é encontrada frequentemente em pares ou em grupos familiares compostos por até cinco indivíduos. Essa ave passa o dia andando e se alimentando até o final da tarde, quando retorna para o seu ninho. É uma ave que prefere andar ao invés de voar, e cobre, em média, 20 a 30 km por dia a pé. Pode voar, e voa muito bem e muitas vezes em grandes alturas.

Diferente da maioria das aves de rapina, a ave-secretária é em grande parte terrestre, caçando suas presas em pé. Suas presas incluem insetos, mamíferos de tamanhos variados, desde ratos até lebres e mangustos, caranguejos de água doce, lagartos, serpentes, jabutis, aves jovens, ovos de aves e algumas vezes, animais mortos.

A ave-secretária pode reproduzir durante todo o ano, embora haja picos na reprodução de agosto a março. O casal constrói um grande ninho em uma árvore de topo achatado (geralmente uma árvore de acácia ou alguma outra árvore espinhosa). A fêmea coloca uma ninhada de 1 a 3 ovos, com cada ovo colocado com 2 a 3 dias de intervalo. Os ovos são brancos com listras marrons avermelhadas. A incubação dos ovos começa logo que o primeiro ovo é colocado. A incubação é compartilhada pelo casal, embora mais frequentemente pela fêmea. O macho traz comida para a fêmea durante esse período. Os filhotes nascem depois de 42 a 46 dias e geralmente nascem com 2 ou 3 dias de intervalo. Em uma ninhada de 3 filhotes, geralmente o filhote menor morre de fome porque não pode competir com seus irmãos maiores. Os filhotes são alimentados pelos pais via regurgitação. Os filhotes permanecem no ninho por cerca de 65 a 106 dias, com um período adicional de dependência pós plumagem de 62 a 105 dias. Depois desse período os jovens deixam o território dos pais e vagam por longas distâncias, apresentando o característico comportamento nômade como aves imaturas.

Habitat

Embora geralmente encontrada em pradarias e savanas abertas com pequenas árvores espinhosas espalhadas, a ave-secretária habita também campos agrícolas, particularmente onde os cereais são cultivados, bem como habitats de semidesertos com gramíneas, clareiras abertas em florestas e bosques.

Distribuição

A ave-secretária tem uma ampla distribuição em grande parte na África Subsaariana, do Senegal e Gâmbia no oeste, pela Etiópia no leste, estendendo-se ao sul pelos países do leste da África até a África do Sul.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Secretarybird." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 22 Mar 2017. Web. 05 Abr 2017.
  • Secretarybird fact file on ARKive.
  • Sherman, P. 2007. "Sagittarius serpentarius" (On-line), Animal Diversity Web.
  • BirdLife International. 2016. Sagittarius serpentarius. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22696221A93549951.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.