Ave-do-paraíso-real

Copyright © Eddy Lee

Local da foto: Zoológico de Malacca, Malásia

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 05/05/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Ave-do-paraíso-real

Cicinnurus regius
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Paradisaeidae
Gênero Cicinnurus
Nome Científico Cicinnurus regius(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês King Bird-of-paradise
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2017)

Descrição

A ave-do-paraíso-real é uma ave passeriforme da família Paradisaeidae.

O macho adulto da ave-do-paraíso-real tem a cabeça, garganta e partes superiores de cor vermelha brilhante, partes inferiores brancas, faixa verde-escura iridescente no peito, plumas com pontas verdes parecidas com leque em seu ombro e duas penas da cauda central alongadas e parecidas com fios, decoradas com discos espirais de cor verde iridescente na ponta. O macho também tem uma mancha preta sobre cada olho. A fêmea não tem adornos e tem a cabeça, garganta e dorso marrom oliváceo e peito castanho amarelado barrado de marrom-escuro. Ambos os sexos têm pernas e pés azuis brilhantes.

A menor espécie de ave-do-paraíso, o macho da ave-do-paraíso-real tem 16 cm de comprimento (31 cm incluindo as penas da cauda central) e pesa entre 43 e 65 g. A fêmea tem 19 cm de comprimento e pesa entre 38 e 58 g.

Biologia

A dieta da ave-do-paraíso-real é composta de frutas e artrópodes. Forrageia em vários níveis da floresta e pode se juntar a bandos de forrageamento de aves de espécies mistas.

A ave-do-paraíso-real é uma espécie polígama. A época de reprodução ocorre pelo menos de março a outubro, mas provavelmente em todos os meses ao longo de toda a sua área de ocorrência.

Para atrair uma fêmea, o macho faz uma extraordinária exibição de corte sentando em posição vertical em um galho, vibrando as asas e depois mantendo o corpo paralelo ao poleiro, espalhando as penas peitorais e levantando a cauda sobre a cabeça enquanto dança e faz movimentos acrobáticos com os fios alongados da cauda. Ele balança o corpo de um lado para o outro antes de se pendurar de cabeça para baixo no galho com as asas dobradas enquanto se balança como um pêndulo.

Após o acasalamento, macho e fêmea se separam. O macho começa novamente suas exibições para atrair novas fêmeas, enquanto a fêmea cuida sozinha da construção do ninho, incubação dos ovos e alimentação dos filhotes. A fêmea coloca uma ninhada de 2 ovos, que são incubados durante 17 dias. Os filhotes deixam o ninho após 14 dias de vida.

Habitat

A ave-do-paraíso-real habita florestas tropicais de planície, florestas de monção, florestas de galeria, florestas secundárias, bordas de florestas e até áreas perturbadas. Ocorre do nível do mar até 950 m de altitude, principalmente abaixo de 300 - 400 m.

Distribuição

A ave-do-paraíso-real é encontrada na Nova Guiné e em ilhas próximas.

Subespécies

  • Cicinnurus regius coccineifrons - ocorre no norte da Nova Guiné, da costa leste da Baía Cenderawasih até o leste do rio Ramu. Ocorre também na ilha de Yapen.
  • Cicinnurus regius regius - ocorre no sul da Nova Guiné, Ilhas Aru e ilhas de Papua Ocidental (ilha Salawati e ilha Misool).

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2017. Cicinnurus regius (amended version of assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T22706208A118814335. Acessado em 24 Jun 2018.
  • Frith, C. & Frith, D. (2018). King Bird-of-paradise (Cicinnurus regius). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • Michael Hugill. King Bird-of-paradise (Cicinnurus regius), Australian Museum Website.
  • Wikipedia contributors. "King Bird-of-paradise." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Fev 2018. Web. 24 Jun 2018.
  • Bird Watching Blog.
  • "Tvardikova, K. 2018: Cicinnurus regius. New Guinea Birds online, http://pngbirds.myspecies.info, acessado em 24 Jun 2018."
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.