Ave-do-paraíso-pequena

Copyright © Kong K S

Local da foto: Jurong Bird Park, Singapura

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Ave-do-paraíso-pequena

Paradisaea minor
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Paradisaeidae
Gênero Paradisaea
Nome Científico Paradisaea minorShaw, 1809
Nome Inglês Lesser Bird-of-paradise
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2017)

Descrição

A ave-do-paraíso-pequena é uma ave passeriforme da família Paradisaeidae.

O macho adulto da ave-do-paraíso-pequena tem região loreal, testa, cobertura dos ouvidos, área malar, queixo e garganta verde-esmeralda iridescente. O resto da cabeça é amarelo pálido, com brilho prateado estendendo-se até a nuca e o manto, misturando-se com o marrom da parte dorsal e das coberteiras das asas. A barra do ombro é amarela pálida, como as bordas externas das coberteiras maiores. As partes superiores restantes, as penas de voo e a cauda são marrom mais pálido, com uma coloração marrom avermelhada no dorso, uropígio e cauda. Na cauda, o par central de retrizes é bem alongado e marrom-escuro. Nas partes inferiores, o peito é marrom avermelhado escuro, ficando mais pálido na barriga, coxas e sob a cauda. As penas dos flancos são muito alongadas. Esses filamentos tem base amarela ligeiramente listrada de marrom avermelhado, tornando-se esbranquiçados em direção à ponta. O bico forte é cinza azulado pálido e as narinas são cobertas por penas. Os olhos são amarelos e as pernas e pés são cinza rosados.

A fêmea é menor. Tem retrizes centrais mais curtas, mas mais estreitas e mais pontudas do que as outras penas da cauda. A cabeça é marrom-escura, ficando mais pálida na nuca e no manto. O restante das partes superiores varia do marrom ao marrom-escuro. As partes inferiores, queixo e garganta são marrom-escuras. O restante das partes inferiores é branco, com os flancos e a parte inferior da cauda de cor marrom rosada. As coxas são marrons. Indivíduos imaturos são parecidos com fêmeas adultas. Os jovens precisam de cerca de 8 a 9 anos para adquirirem a plumagem adulta completa.

A ave-do-paraíso-pequena tem 32 cm de comprimento (excluindo os fios da cauda). O macho pesa entre 180 e 300 g e a fêmea pesa entre 141 e 210 g.

A ave-do-paraíso-pequena é parecida com a ave-do-paraíso-grande (Paradisaea apoda), mas é menor.

Biologia

A dieta da ave-do-paraíso-pequena é composta de frutas e artrópodes. Forrageia principalmente na copa das árvores e pode se juntar a bandos de forrageamento de aves de espécies mistas.

A época de reprodução da ave-do-paraíso-pequena ocorre pelo menos de julho a fevereiro. O macho é polígamo e faz exibições de corte em lek (machos que se juntam para entrar em exibições competitivas que podem convencer fêmeas visitantes que estão à procura de possíveis parceiros para a cópula) em poleiros de árvores tradicionais. Até 12 machos adultos podem fazer exibições em uma única árvore, muitas vezes com vários machos jovens com plumagem de fêmea presentes. Os machos dominantes e mais velhos ocupam o centro do lek e realizam a maior parte das cópulas.

O macho mantém brevemente as asas na frente do corpo e lança plumas do flanco sobre o dorso, depois pula para cima e para trás ao longo do poleiro, levantando ou abaixando o bico; ele novamente levanta as plumas sobre o dorso antes de se mover para o ponto baixo do poleiro e ficar pendurado de de cabeça para baixo com as plumas para fora; ele abaixa o corpo ao longo do poleiro, estende as asas, levanta as plumas e pula ao longo do galho vocalizando.

A fêmea da ave-do-paraíso-pequena cuida sozinha da construção do ninho, incubação dos ovos e alimentação dos filhotes. O ninho é construído em galhos de árvores, tem formato de taça e é volumoso. A fêmea coloca uma ninhada de 1 ou 2 ovos rosados com marcas escuras, que são incubados durante 18 dias. Os filhotes deixam o ninho após 18 ou 19 dias de vida.

Habitat

A ave-do-paraíso-pequena habita florestas de colina e de planície, florestas pantanosas, florestas secundárias e bordas de florestas. É uma espécie adaptável a ambientes alterados pelo homem.

Distribuição

A ave-do-paraíso-pequena é encontrada no norte da Nova Guiné e nas ilhas vizinhas de Misool e Yapen.

Subespécies

  • Paradisaea minor finschi - ocorre na fronteira norte de Papua Nova Guiné até o rio Gogol e Rio Ramu superior.
  • Paradisaea minor jobiensis - ocorre na ilha de Yapen, na baía Cenderawasih (noroeste da Nova Guiné).
  • Paradisaea minor minor - ocorre na ilha Misool e no oeste da Nova Guiné (a leste até a fronteira entre Papua Ocidental e Papua Nova Guiné).

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2017. Paradisaea minor (amended version of assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T22706245A118814616. Acessado em 24 Jun 2018.
  • "Tvardikova, K. 2018: Paradisaea minor. New Guinea Birds online, http://pngbirds.myspecies.info, acessado em 24 Jun 2018."
  • Michael Hugill. Lesser Bird-of-paradise (Paradisaea minor), Australian Museum Website.
  • Oiseaux-birds.com
  • Wikipedia contributors. "Lesser Bird-of-paradise." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Fev 2018. Web. 24 Jun 2018.
  • "Acasalamento lek." Wikipédia, a enciclopédia livre. 22 Jun 2017. Web. 24 Jun 2018.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.