Ave-do-paraíso-de-vitória

Copyright © Sailer Images

Local da foto: Queensland, Austrália

 Canon EOS-1Ds Mark II (Canon)
Distância Focal: 500mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/50s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 01/09/2008
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Ave-do-paraíso-de-vitória

Ptiloris victoriae
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Paradisaeidae
Gênero Ptiloris
Nome Científico Ptiloris victoriaeGould, 1850
Nome Inglês Victoria's Riflebird
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A ave-do-paraíso-de-vitória é uma ave passeriforme da família Paradisaeidae.

O macho da ave-do-paraíso-de-vitória tem uma plumagem preta com um tom púrpura iridescente, que se torna mais azul-esverdeada na cabeça e mais bronze na parte inferior do peito. A garganta tem coloração preta aveludada com uma mancha triangular azul e verde metálica no centro. A cauda tem um par de penas centrais azuis esverdeadas. A fêmea tem uma plumagem marrom acinzentada nas partes superiores, com uma linha fina e pálida acima do olho. As partes inferiores têm uma coloração canela com pequenos pontos/riscos escuros. A espécie tem um bico relativamente comprido e um pouco curvado. A cauda é curta.

A menor espécie do gênero Ptiloris, a ave-do-paraíso-de-vitória tem entre 23 e 25 cm de comprimento e pesa entre 77 e 119 g.

Biologia

A dieta da ave-do-paraíso-de-vitória é composta de frutas e de pequenos animais, incluindo insetos, larvas de insetos e aranhas.

O período de reprodução da ave-do-paraíso-de-vitória ocorre pelo menos de agosto a fevereiro. É uma espécie polígama. O macho solitário faz exibições e canta em poleiros tradicionais, defendendo esses locais de outros machos a cada temporada de reprodução.

Quando o macho começa a se exibir para a fêmea, ele levanta as penas da garganta e lados para acentuar as cores brilhantes da sua plumagem nos raios de sol que atravessam a escuridão da floresta tropical. Ele curva suas asas arredondadas acima de seu corpo e inclina a cabeça para trás para expor seu queixo e garganta para a luz, e então se move de um lado para o outro de uma forma que parece quase mecânica. A fêmea é atraída para o posto de exibição do macho pelos seus chamados que se tornam mais suaves e mais melodiosos durante a exibição. Os dois então se encaram de perto, e cada pássaro levanta e estende suas asas para frente alternadamente em um ritmo cada vez mais rápido. Finalmente, o macho abraça a fêmea com as duas asas e a cópula se inicia.

Apenas a fêmea da ave-do-paraíso-de-vitória constrói o ninho, situado em uma árvore a 20 m do solo, onde ela coloca 2 ou 3 ovos. O período de incubação é de 18 a 19 dias e os filhotes deixam o ninho depois de 13 a 15 dias de vida.

Habitat

A ave-do-paraíso-de-vitória habita florestas tropicais de montanhas, florestas tropicais de planícies, florestas de eucaliptos, bosques pantanosos e, ocasionalmente, manguezais.

Distribuição

A ave-do-paraíso-de-vitória é endêmica da região de Atherton do nordeste de Queensland, Austrália.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Lophorina victoriae. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22706193A94055461. Acessado em 23 Jun 2018.
  • Michael Hugill. Victoria’s Riflebird (Ptiloris victoriae), Australian Museum Website.
  • Frith, C. & Frith, D. (2018). Victoria's Riflebird (Lophorina victoriae). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • Wikipedia contributors. "Victoria's Riflebird." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 22 Mar 2018. Web. 23 Jun 2018.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.