Ave-do-paraíso-de-doze-fios

Copyright © Kong K S

Local da foto: Jurong Bird Park, Singapura

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Ave-do-paraíso-de-doze-fios

Seleucidis melanoleucus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Passeriformes
Família Paradisaeidae
Gênero Seleucidis
Nome Científico Seleucidis melanoleucus(Daudin, 1800)
Nome Inglês Twelve-wired Bird-of-paradise
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A ave-do-paraíso-de-doze-fios é uma ave passeriforme da família Paradisaeidae.

O macho da ave-do-paraíso-de-doze-fios tem cabeça, peito, asas e dorso de cor preta aveludada com uma tonalidade púrpura evidente. Os lados do peito são margeados com verde iridescente, enquanto o ventre, flancos e cauda têm plumagem amarela enxofre. Da parte de trás das plumas dos flancos emergem doze filamentos parecidos com fios de cor escura, que se curvam para trás perto de suas bases. A fêmea tem cabeça preta, bochechas e garganta esbranquiçadas, dorso, asas e cauda marrom canela, e partes inferiores esbranquiçadas com barras pretas. Ambos os sexos têm olhos vermelhos circundados por uma área de pele nua que se estende até o ouvido. O bico é preto e comprido, e as pernas e pés são cor-de-rosa brilhante.

A ave-do-paraíso-de-doze-fios tem entre 33 e 35 cm de comprimento e seu peso varia entre 160 e 217 g.

Biologia

A dieta da ave-do-paraíso-de-doze-fios consiste principalmente de frutas e artrópodes, além de rãs, insetos e néctar.

A época de reprodução da ave-do-paraíso-de-doze-fios parece variar de acordo com a região (por exemplo, de janeiro a novembro no sudeste, de junho a janeiro no noroeste), mas inclui a maior parte do ano.

É uma espécie polígama e um único macho acasala com várias fêmeas. Para atrair uma fêmea, o macho faz exibições (uma espécie de dança) em poleiros verticais bem posicionados na floresta. Após a chegada de uma fêmea interessada, o macho movimenta suas asas, as plumas amarelas dos seus flancos, e os doze fios alongados da cauda, enquanto pula para cima e para baixo em seu poleiro e canta para impressionar a fêmea.

Após o acasalamento, macho e fêmea se separam. O macho começa novamente suas exibições para atrair novas fêmeas, enquanto a fêmea cuida sozinha da construção do ninho. O ninho tem formato de uma taça rasa e é construído com pequenos galhos e folhas dentro de uma estrutura volumosa profunda de casca de pândano (uma árvore tropical, de copa piramidal e de aspecto curioso parecida com uma palmeira). O ninho é forrado com pequenas raízes e fibras vegetais e está situado a até 14 m acima do solo.

A fêmea da ave-do-paraíso-de-doze-fios coloca uma ninhada de 1 a 2 ovos e os incuba por um período de aproximadamente 20 dias. A fêmea cuida dos filhotes sozinha. Os filhotes deixam o ninho 3 semanas após o nascimento.

Habitat

A ave-do-paraíso-de-doze-fios habita florestas tropicais de planícies, especialmente florestas pantanosas permanentemente ou sazonalmente inundadas.

Distribuição

A ave-do-paraíso-de-doze-fios é encontrada na Nova Guiné e na ilha Salawati, Indonésia.

Subespécies

  • Seleucidis melanoleucus melanoleucus - ocorre no oeste e sul da Nova Guiné e em Papua Ocidental (ilha Salawati).
  • Seleucidis melanoleucus auripennis - ocorre no norte da Nova Guiné (do rio Mamberamo até o rio Ramu).

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Seleucidis melanoleucus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22706233A94057560. Acessado em 23 Jun 2018.
  • Frith, C. & Frith, D. (2018). Twelve-wired Bird-of-paradise (Seleucidis melanoleucus). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • Michael Hugill. Twelve-wired Bird-of-paradise (Seleucidis melanoleucus), Australian Museum Website.
  • "Seleucidis melanoleucus." Wikipedia, L'enciclopedia libera. 26 Mar 2018. Web 23 Jun 2018.
  • Breeding the twelve-wired bird of paradise - Aviculture Europe.
  • Wikipedia contributors. "Twelve-wired bird-of-paradise." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 15 Fev 2018. Web. 23 Jun 2018.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.