Ararajuba

Fotografia por Daniel Schenkel, CC BY-NC-SA

Local da foto: Zoológico de Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil

 NIKON D80 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/500s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 11/02/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Ararajuba

Guaruba guarouba
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Psittaciformes
Família Psittacidae
Gênero Guaruba
Nome Científico Guaruba guarouba(Gmelin, 1788)
Nome Inglês Golden Parakeet, Golden Conure
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

A ararajuba é uma bela espécie de papagaio neotropical de médio porte da família Psittacidae.

A ararajuba tem uma plumagem principalmente amarela, com uma área de penas verdes nas asas e uma cauda totalmente amarela. Seu bico é grande e cinzento, e ao redor de cada olho existe um anel branco ou rosado. Machos e fêmeas têm aparência idêntica. Os jovens têm uma aparência mais maçante, com uma plumagem mais verde e menos amarela do que os adultos. A cabeça e o pescoço geralmente são mais verdes, o dorso é verde e amarelo, o lado superior da cauda é principalmente verde, o peito é esverdeado, os anéis dos olhos são cinza-claros e as pernas são marrons. A ararajuba tem cerca de 34 cm de comprimento.

Biologia

A ararajuba é uma espécie social, vivendo, se alimentando e dormindo em grupos de 3 a 30 indivíduos. Sua dieta na natureza é composta de frutas, flores, sementes e milho cultivado.

O sistema de reprodução da ararajuba é quase único entre os papagaios, pois os casais são ajudados por vários auxiliares que ajudam na criação dos filhotes. A época de reprodução da ararajuba ocorre geralmente de dezembro a abril, e corresponde com a época das chuvas.

Os ninhos e abrigos da ararajuba geralmente são em cavidades de árvores em áreas abertas e, muitas vezes, comunitários, com várias fêmeas colocando de 2 a 3 ovos em cada ninho. O período de incubação é de aproximadamente 30 dias. Os filhotes geralmente são predados por tucanos, o que pode explicar o comportamento social da ararajuba. Os ninhos são defendidos vigorosamente de tucanos por vários membros do grupo de ararajubas. Esta espécie atinge a maturidade sexual aos 3 anos de idade.

Habitat

A ararajuba geralmente habita florestas tropicais de várzea. Durante a estação seca, ela é mais comum na copa de árvores altas em solos secos e bem drenados, mas durante a estação das chuvas, a ararajuba ocorre com mais frequência em áreas abertas com árvores esparsas.

Distribuição

A ararajuba é uma espécie endêmica do Brasil, onde ela ocorre nos estados do Maranhão, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Golden Parakeet." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Mar 2017. Web. 01 Abr 2017.
  • Golden Parakeet fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Guaruba guarouba. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22724703A94876949.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.