Arara-vermelha

Fotografia por Heather Paul, CC BY-ND

Local da foto: Flórida, Estados Unidos

 NIKON D700 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/1250s  •  ISO: 6400
Data em que a foto foi tirada: 15/10/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Arara-vermelha

Ara chloropterus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Psittaciformes
Família Psittacidae
Gênero Ara
Nome Científico Ara chloropterusGray, 1859
Nome Inglês Red-and-green Macaw, Green-winged Macaw
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A arara-vermelha é uma grande espécie de arara e a maior espécie do gênero Ara. É a segunda maior espécie de arara do mundo, depois da arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus).

A arara-vermelha tem uma plumagem principalmente vermelha, mas as suas asas são azuis e na parte superior existe uma característica área verde. Algumas penas azuis são misturadas ao vermelho na cauda. O bico é grande e forte. A parte superior do bico é de cor clara, com uma ponta preta, enquanto a parte inferior é totalmente de cor escura. Machos e fêmeas são semelhantes na aparência. A arara-vermelha tem entre 90 e 95 cm de comprimento, uma envergadura de asas de até 125 cm e peso entre 1,2 e 1,7 kg.

A arara-vermelha pode ser facilmente diferenciada da arara-piranga (Ara macao). Enquanto o peito das duas espécies é vermelho brilhante, as penas da parte superior das asas da arara-vermelha são mais verdes e na arara-piranga são mais amarelas. Além disso, a arara-vermelha tem linhas vermelhas características ao redor dos olhos, formados por fileiras de pequenas penas, esta é uma das maiores diferenças entre uma arara-vermelha e uma arara-piranga. A arara-vermelha também é maior do que a arara-piranga.

Biologia

A arara-vermelha geralmente vive em pares ou em pequenos grupos familiares com cerca de 6 a 12 indivíduos. No entanto, um grande número de araras pode se reunir para ingerir argila em margens de rios, um comportamento que ajuda na proteção contra compostos químicos presentes em sua dieta, ou pode servir também como um suplemento de sódio. Sua dieta é composta de sementes, frutos e matéria vegetal. Seu poderoso bico permite abrir cascas muito duras de castanhas ou similares para se alimentar da polpa ou semente. Ela voa no início da manhã e no final da tarde ao longo de rotas regulares dos abrigos para as áreas de alimentação.

A vocalização é muito importante para a comunicação com outros indivíduos da sua espécie. Como um animal social, a arara-vermelha passa boa parte do seu tempo interagindo com seus familiares. As araras-vermelhas geralmente são aves calmas que costumam ficar no alto de árvores altas, mas ao menor sinal de perigo, voam rapidamente vocalizando muito alto.

A arara-vermelha é uma espécie monogâmica e geralmente quando forma um casal os indivíduos vivem juntos por toda a vida. A fêmea geralmente coloca de 2 a 3 ovos em um ninho feito em um buraco de árvore ou em um penhasco. A fêmea incuba os ovos durante um período de aproximadamente 28 dias. Os filhotes emplumam aproximadamente 90 dias após a eclosão.

Habitat

A arara-vermelha habita desde florestas tropicais e áreas arborizadas até áreas abertas, como as savanas.

Distribuição

A arara-vermelha ocorre no Panamá, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Brasil, Argentina, Peru, Bolívia e Paraguai.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Red-and-Green Macaw." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 7 Fev 2017. Web. 30 Mar 2017.
  • Yerevan Zoo.
  • BirdLife International. 2016. Ara chloropterus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22685566A93080287.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.