Arara-piranga

Fotografia por Travis Isaacs, CC BY

Local da foto: Zoológico de Fort Worth, Texas, Estados Unidos

 Canon EOS 40D (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 1000
Data em que a foto foi tirada: 12/01/2008
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Arara-piranga

Ara macao
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Psittaciformes
Família Psittacidae
Gênero Ara
Nome Científico Ara macao(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Scarlet Macaw, Red-and-yellow Macaw
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A arara-piranga é uma grande espécie de arara da família Psittacidae. A maior parte da plumagem da arara-piranga é vermelha escarlate, mas a parte traseira e as penas que cobrem a cauda são azul-claras, as penas da parte superior das asas são amarelas, os lados superiores das penas de voo das asas são azul-escuros, assim como o final das penas da cauda, e a parte inferior das asas e cauda são vermelho-escuras com iridescência dourada metálica. Alguns indivíduos podem ter verde nas asas.

A mandíbula superior do bico da arara-piranga é esbranquiçado com preto na ponta e na base, e a mandíbula inferior é preta. Como todas as araras, o bico é grande e poderoso, a face tem uma grande mancha de pele branca sem penas ao redor dos olhos. A cauda é longa e pontuda. O macho e a fêmea são semelhantes na aparência. Esta espécie tem entre 80 e 96 cm de comprimento e peso entre 0,9 e 1,4 kg.

Biologia

A arara-piranga se alimenta principalmente na copa das árvores, e sua dieta é composta de uma variedade de frutas, sementes, castanhas, flores, néctar, cascas e folhas. A arara-piranga, como muitas outras araras e papagaios em sua área de ocorrência, também visita margens de rios expostas ou "lambe" argila para ingerir terra, um comportamento conhecido como geofagia. A terra pode proteger a arara contra compostos tóxicos presentes na sua dieta, ou pode servir como um suplemento de sódio.

A arara-piranga geralmente é vista em pares ou em pequenos grupos familiares de 3 a 4 indivíduos, que podem se juntar em bandos de até 30 aves ou mais, muitas vezes, com outras grandes araras.

A reprodução da arara-piranga ocorre a cada 1 ou 2 anos, geralmente entre outubro e abril, dependendo da localização. O ninho é uma grande cavidade no alto de uma árvore alta. A fêmea coloca entre 1 e 4 ovos, que eclodem após um período de incubação de 24 a 28 dias. Os filhotes emplumam após cerca de 14 semanas e podem permanecer com seus pais por 1 ou 2 anos. A arara-piranga é uma ave potencialmente de vida longa, podendo viver até 60 anos ou mais.

Habitat

A arara-piranga habita florestas tropicais de várzea e bosques de galeria na savana, geralmente perto de rios e em clareiras onde existem grandes árvores.

Distribuição

A arara-piranga tem uma ampla distribuição em toda a América Central e América do Sul. Ela ocorre no México, Belize, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Trindade e Tobago, Colômbia, Equador, Peru, Suriname, Guiana Francesa, Guiana, Brasil, Venezuela e Bolívia.

Subespécies

  • Ara macao cyanopterus - do sudeste do México até a Nicarágua.
  • Ara macao macao - da Costa Rica até a Colômbia, Guianas, Brasil, Peru e Bolívia.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Scarlet Macaw." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 20 Mar 2017. Web. 28 Mar 2017.
  • Scarlet Macaw fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Ara macao. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22685563A93079992.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.