Arara-canindé
 NIKON D300 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 150mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/640s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 15/07/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Arara-canindé

Ara ararauna
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Psittaciformes
Família Psittacidae
Gênero Ara
Nome Científico Ara ararauna(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Blue-and-yellow Macaw, Blue-and-gold Macaw
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A arara-canindé é uma grande espécie de arara de cores vivas da família Psittacidae.

A arara-canindé pode atingir entre 81 e 91 cm de comprimento e pesar entre 0,9 e 1,8 kg, tornando-se um dos maiores membros da sua família. Ela tem uma envergadura de asas de 104 a 114 cm. Suas cores são vibrantes, as asas e cauda são azuis, as partes inferiores são douradas/amarelas e a fronte é verde. O bico é preto e a face, sem penas, é branca.

Biologia

A arara-canindé é encontrada principalmente em pares, mas pode se reunir em grupos. Quando em pares, elas voam juntas com suas asas quase se tocando. Quando forrageando, elas podem se juntar em pequenos bandos barulhentos durante o início da manhã e, ao meio-dia, começam a procurar sombra. A arara-canindé é uma espécie extremamente cautelosa e a qualquer sinal de perigo, voa "gritando" alto.

A arara-canindé se alimenta principalmente de sementes, castanhas e frutos. Ela usa o seu forte bico para quebrar as cascas de castanhas para comer a semente. Em alguns casos, ela consome argila encontrada nas margens de rios, o que lhe permite digerir as toxinas de sementes não maduras eventualmente ingeridas.

As araras-canindé são monogâmicas e quando formam casais vivem juntos por toda a vida. A época de reprodução desta espécie ocorre durante a primeira metade do ano, e a reprodução ocorre a cada 1 ou 2 anos. Os ninhos geralmente são feitos no alto de árvores altas, principalmente em cavidades já feitas por outros animais. A fêmea coloca de 2 a 3 ovos, que são incubados por 24 a 28 dias. Os filhotes nascem cegos e sem penas. Aos 10 dias, os filhotes começam a emplumar, e aos 3 meses se tornam independentes. Machos e fêmeas cuidam de seus filhotes e os protegem. Durante a primeira semana após a eclosão, apenas a fêmea alimenta os filhotes pela regurgitação, depois o macho também começa a alimentar os filhotes. Ambos os pais mostram extrema agressividade com intrusos para protegerem seus filhotes. A arara-canindé atinge a maturidade sexual aos 3 ou 4 anos de idade e pode viver até 50 anos.

Habitat

A arara-canindé tem como habitat as florestas tropicais e subtropicais, bosques e savanas em áreas pantanosas e ribeirinhas.

Distribuição

A arara-canindé ocorre no Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Guiana Francesa, Guiana, Suriname, Brasil e Paraguai.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Blue-and-Yellow Macaw." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Mar 2017. Web. 30 Mar 2017.
  • Catania, K. 2011. "Ara ararauna" (On-line), Animal Diversity Web.
  • BirdLife International. 2016. Ara ararauna. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22685539A93078598.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.