Arara-azul-grande

Fotografia por Tambako The Jaguar, CC BY-ND

Local da foto: Pantanal, Mato Grosso, Brasil

 NIKON D4 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/1250s  •  ISO: 160
Data em que a foto foi tirada: 03/07/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Arara-azul-grande

Anodorhynchus hyacinthinus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Psittaciformes
Família Psittacidae
Gênero Anodorhynchus
Nome Científico Anodorhynchus hyacinthinus(Latham, 1790)
Nome Inglês Hyacinth Macaw, Blue Macaw
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

A arara-azul-grande é uma ave da família Psittacidae, e é a maior espécie de arara do mundo.

A arara-azul-grande tem uma bela plumagem totalmente azul. A cauda é longa e pontuda, o bico preto é poderoso, profundamente curvado e pontudo. Esta arara tem um pequeno anel ao redor dos olhos e ao redor da base da mandíbula inferior de cor amarela.

A arara-azul-grande tem entre 95 e 100 cm de comprimento total - metade deste comprimento é cauda. Seu peso varia entre 1,2 e 1,7 kg e tem uma envergadura de asas de 117 a 126 cm.

Biologia

A arara-azul-grande é uma ave muito social e geralmente é vista em pares. Ela é mais ativa pela manhã até o meio da tarde e voa em grupos de 2 a 8 indivíduos para áreas de alimentação. Esta espécie geralmente é descrita como um gigante gentil, com personalidade gentil e amorosa.

A maior parte da dieta da arara-azul-grande é composta de frutos de palmeiras nativas, tais como a palmeira acuri e a palmeira bocaiuva, mas ela também se alimenta de outras frutas, castanhas, néctar e vários tipos de sementes.

A arara-azul-grande nidifica entre julho e dezembro, e os ninhos são construídos em cavidades de árvores ou penhascos, dependendo do habitat. No Pantanal, 90% dos ninhos são construídos em árvores manduvi; buracos existentes são ampliados e, em seguida, preenchidos com serragem. A fêmea geralmente coloca uma ninhada de 2 ovos, embora apenas um filhote sobrevive até a maturidade. O período de incubação dura aproximadamente um mês e o macho cuida da sua parceira enquanto ela incuba os ovos. Os filhotes emplumam com cerca de 3 meses de idade, mas continuam dependentes de seus pais até os 6 meses de idade. A maturidade sexual é atingida aos 7 anos de idade.

Habitat

A arara-azul-grande tem preferência por habitats arborizados semiabertos. Geralmente ela evita florestas úmidas densas e, em regiões dominadas por estes habitats, ela geralmente se restringe às bordas ou seções relativamente abertas. Em diferentes regiões da sua área de ocorrência, a arara-azul-grande é encontrada em pastagens de cerrado, caatinga, e em plantações de palmeiras, especialmente a palmeira buriti (Mauritia flexuosa).

Distribuição

A arara-azul-grande ocorre em três regiões do Brasil: leste da Amazônia (ao longo dos rios Tocantins, Xingu e Tapajós, e possivelmente persiste no Amapá); na região dos Gerais do Maranhão, Piauí, Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais; e no Pantanal do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ela ocorre também no leste da Bolívia (Santa Cruz), onde seus números parecem aumentar na época da seca, talvez pelas aves que se mudam do Brasil, e no Paraguai (uma pequena população no departamento de Concepción).

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Hyacinth Macaw." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 21 Mar 2017. Web. 30 Mar 2017.
  • Hyacinth Macaw fact file on ARKive.
  • Hagan, E. 2004. "Anodorhynchus hyacinthinus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • BirdLife International. 2016. Anodorhynchus hyacinthinus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22685516A93077457.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.