Araçari-de-colar

Fotografia por Greg Lasley, CC BY-NC

Local da foto: Província de Alajuela, Costa Rica

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Araçari-de-colar

Pteroglossus torquatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Piciformes
Família Ramphastidae
Gênero Pteroglossus
Nome Científico Pteroglossus torquatus(Gmelin, 1788)
Nome Inglês Collared Aracari
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O araçari-de-colar é uma ave da família Ramphastidae, a família dos tucanos.

Como outros tucanos, o araçari-de-colar é uma ave colorida e tem um bico grande. O dorso é principalmente preto com uma coloração verde. A plumagem do pescoço e garganta é preta, enquanto a parte superior da cauda e o uropígio têm uma cor vermelha brilhante. A plumagem do ventre e da parte inferior da cauda é principalmente amarela com uma listra vermelha e preta no abdômen. As coxas são castanhas. A mandíbula superior do bico é amarelada, marcada com um padrão de dente de serra preto na borda do corte e uma ponta preta. A mandíbula inferior é preta e as pernas são verdes. O bico é leve e a pele ao redor dos olhos é vermelha brilhante. Os olhos são amarelos. Nessa espécie macho e fêmea são semelhantes, exceto pelo bico da fêmea que é menor.

O araçari-de-colar adulto geralmente tem entre 39 e 41 cm de comprimento e peso entre 190 e 275 g.

Biologia

O araçari-de-colar vive em pequenos bandos de 6 a 15 aves. Ao longo do ano os araçaris-de-colar dormem juntos com suas caudas dobradas sobre as costas; até 6 adultos e jovens dormem dessa forma em buracos de pica-pau. O bando pode ter vários buracos de pica-pau e cavidades naturais que eles usam para empoleirar.

Como todos os tucanos, o bico do araçari-de-colar é especialmente projetado para ser durável para comer frutas, mas igualmente leve para o voo. Embora pareça pesado, o bico é leve. O araçari-de-colar é uma espécie onívora. Ele se alimenta principalmente de frutos diversos, mas também se alimenta de filhotes de pássaros, insetos e ovos.

O araçari-de-colar reproduz uma vez por ano, de janeiro a maio. Essa espécie dorme e faz ninhos em grandes buracos de pica-pau ou cavidades naturais entre 6 e 30 m do solo. Ele não utiliza materiais para nidificação. A fêmea coloca três ovos em uma ninhada. Durante o período de incubação, apenas uma ave permanece no ninho, o macho ou a fêmea, para manter os ovos aquecidos. O casal se reveza incubando os ovos durante 15 a 18 dias. Após o nascimento, os filhotes são alimentados pelos pais, auxiliados por até três outros adultos, provavelmente de uma ninhada anterior. Seis semanas após o nascimento, os filhotes estão aptos a deixar o ninho, mas continuam sendo alimentados pelos adultos por mais algumas semanas.

Incomum entre os tucanos, os araçaris têm o hábito de dormir em grupo ao longo do ano - até 6 adultos e jovens emplumados dormem no mesmo buraco com suas caudas dobradas sobre suas costas.

Habitat

O araçari-de-colar habita florestas de planícies ou florestas tropicais úmidas com crescimento secundário. É encontrado do nível do mar até 1.500 m de altitude.

Distribuição

O araçari-de-colar é encontrado do sul do México até o Panamá, e também na Colômbia e Venezuela. Ele ocorre no México, Belize, Honduras, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Venezuela.

Subespécies

  • Pteroglossus torquatus erythropygius - oeste do Equador (oeste de Esmeraldas ao sul até El Oro) e noroeste do Peru.
  • Pteroglossus torquatus erythrozonus - da península de Yucatán até Belize e no departamento de Petén na Guatemala.
  • Pteroglossus torquatus nuchalis - nordeste da Colômbia (Santa Marta Mts.) e norte da Venezuela.
  • Pteroglossus torquatus sanguineus - leste do Panamá e norte da Colômbia ao sul até o noroeste do Equador.
  • Pteroglossus torquatus torquatus - região tropical do sul do México até o noroeste da Colômbia.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Collared Aracari." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 27 Dez 2016. Web. 08 Abr 2017.
  • Garchow, K. 2006. "Pteroglossus torquatus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • BirdLife International. 2016. Pteroglossus torquatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22726200A94914704.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.