Araçari-bico-de-fogo

Fotografia por Alisofff, CC BY-NC-ND

Local da foto: Alajuela, Costa Rica

 PENTAX K200D (PENTAX )
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/9.5  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 06/10/2008
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Araçari-bico-de-fogo

Pteroglossus frantzii
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Piciformes
Família Ramphastidae
Gênero Pteroglossus
Nome Científico Pteroglossus frantziiCabanis, 1861
Nome Inglês Fiery-billed Aracari
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O araçari-bico-de-fogo, conhecido também como araçari-de-frantzius, é uma ave da família Ramphastidae, a família dos tucanos. Seu nome científico é uma homenagem ao naturalista alemão Alexander von Frantzius.

Como outras espécies de tucanos, o araçari-bico-de-fogo é brilhantemente marcado e tem um bico grande. Machos e fêmeas são semelhantes na aparência, com uma cabeça e pescoço pretos, partes superiores verde-oliva escuro e uropígio vermelho. Existe um colar avermelhado na parte de trás do pescoço. As partes inferiores são um misto de amarelo brilhante com vermelho, com uma mancha preta redonda no centro do peito e uma faixa vermelha sobre a barriga. As coxas são castanhas. A pele facial sem penas é preta, tornando-se vermelha atrás dos olhos. Os olhos são amarelos. A mandíbula superior do bico é laranja brilhante, a mandíbula inferior é preta, e as pernas são esverdeadas.

O araçari-bico-de-fogo geralmente tem 43 cm de comprimento e peso de 250 g.

O araçari-bico-de-fogo é parecido com o araçari-de-colar (Pteroglossus torquatus), mas o araçari-bico-de-fogo tem a mandíbula superior do bico laranja (é amarelada com a ponta preta no araçari-de-colar) e uma faixa vermelha larga na barriga (é mais estreita, vermelha e preta no araçari-de-colar).

Biologia

Como outros araçaris, o araçari-bico-de-fogo é principalmente frugívoro, mas ele também se alimenta de insetos, ovos e filhotes de pássaros, lagartos e outras presas pequenas.

O araçari-bico-de-fogo vive em pequenos bandos, geralmente compostos de até 10 indivíduos, que se movem pela floresta com um voo direto e rápido.

O araçari-bico-de-fogo é um reprodutor residente. A fêmea coloca dois ovos brancos em um ninho abandonado de pica-pau, entre 6 e 30 m de altura em uma árvore. O casal incuba os ovos por aproximadamente 16 dias, e os filhotes permanecem no ninho após a eclosão. Os filhotes nascem cegos e sem penas, e têm um bico curto e almofadas especiais nos calcanhares para protegê-los do chão duro do ninho. Eles são alimentados por ambos os pais e auxiliados por até 3 outros adultos, provavelmente de uma ninhada anterior. Os filhotes emplumam depois de aproximadamente 6 semanas e os adultos continuam alimentado-os por várias semanas após deixarem o ninho.

Incomum entre os tucanos, os araçaris têm o hábito de dormir em grupo ao longo do ano - até 6 adultos e jovens emplumados dormem no mesmo buraco com suas caudas dobradas sobre suas costas.

Habitat

O araçari-bico-de-fogo habita florestas úmidas de planícies, bordas e clareiras em florestas, e florestas secundárias.

Distribuição

O araçari-bico-de-fogo tem uma distribuição muito restrita nas encostas do Pacífico do sul da América Central, ocorrendo do oeste da Costa Rica até o oeste do Panamá.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Fiery-Billed Aracari." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Mar 2017. Web. 08 Abr 2017.
  • Short, L.L. (2017). Fiery-billed Araçari (Pteroglossus frantzii). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona. Acessado em 08 Abr 2017.
  • Kirwan, Guy M. 2010. Fiery-billed Aracari (Pteroglossus frantzii), Neotropical Birds Online (T. S. Schulenberg, Editor). Ithaca: Cornell Lab of Ornithology.
  • BirdLife International. 2016. Pteroglossus frantzii. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22682028A92928754.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.