Águia-pescadora-africana

Copyright © YihYeong Chong

Local da foto: Lago Naivasha, Quênia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Águia-pescadora-africana

Haliaeetus vocifer
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Accipitriformes
Família Accipitridae
Gênero Haliaeetus
Nome Científico Haliaeetus vocifer(Daudin, 1800)
Nome Inglês African Fish Eagle
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A águia-pescadora-africana é uma grande espécie de águia da família Accipitridae e, provavelmente, a ave de rapina mais conhecida na África. Essa espécie lembra a águia-americana (Haliaeetus leucocephalus) na aparência, mas apesar de pertencerem ao mesmo gênero (Haliaeetus) cada espécie ocorre em continentes diferentes.

A águia-pescadora-africana tem uma aparência muito distinta, com um corpo principalmente marrom e asas pretas, grandes e poderosas. A cabeça, peito e a cauda são brancas, com exceção da face sem penas, que é amarela. Os olhos são marrom-escuros. O bico com formato de gancho, ideal para um estilo de vida carnívoro, é amarelo com a ponta preta. A plumagem dos jovens é marrom e os olhos são mais claros em comparação com os adultos. Os pés têm solas ásperas e estão equipados com garras poderosas que permitem a águia agarrar presas aquáticas escorregadias.

A águia-pescadora-africana tem entre 63 e 75 cm de comprimento. Os machos têm uma envergadura de asas de aproximadamente 2 m e peso entre 2 e 2,5 kg. As fêmeas são maiores, com uma envergadura de asas de aproximadamente 2,4 m e peso entre 3,2 e 3,6 kg.

Biologia

A águia-pescadora-africana tem uma dieta composta principalmente de peixes, mas é uma caçadora eficiente e oportunista que pode abater uma ampla variedade de presas e até aves aquáticas. Geralmente ela caça a partir de um poleiro alto em uma árvore próxima da água, onde ela pode observar os peixes se movimentando perto da superfície da água. Quando a presa é avistada, ela se lança do seu poleiro em um voo em direção a água e, no momento exato, lança seus pés para a frente para capturar o peixe com suas garras poderosas. Peixes pequenos são levados no ar para uma árvore, mas presas maiores são arrastadas pela água até a margem. Apesar de apenas uma em cada sete ou oito tentativas ser bem-sucedida, essa águia raramente passa mais do que 10 minutos caçando ativamente. Além de peixes, essa eficiente ave de rapina também abate jovens aves aquáticas, como o flamingo-pequeno (Phoeniconaias minor), por exemplo, e muito ocasionalmente abate macacos, filhotes de crocodilos, rãs e insetos.

As águias-pescadoras-africanas adultas geralmente são vistas em pares, mas em lagos grandes e produtivos, os ninhos e poleiros podem estar apenas algumas centenas de metros de distância, e muitas delas podem ser encontradas juntas em uma área. Os ninhos, feitos de gravetos e pedaços de madeira, geralmente são construídos em uma árvore perto da água e são usados ano após ano, crescendo em tamanho ao longo do tempo com a adição de junco, cabeças de papiro e, às vezes, ninhos de tecelão, podendo chegar até 2 m de diâmetro e 1,2 m de profundidade.

A época de reprodução da águia-pescadora-africana é durante a estação seca, quando os níveis de água estão mais baixos. Acredita-se que essa espécie seja monogâmica - em outras palavras, elas formam casais para a vida toda. A fêmea da águia-pescadora-africana geralmente coloca entre 1 e 3 ovos no ninho, que são incubados durante cerca de 44 dias antes da eclosão. Até os filhotes emplumarem, após cerca de 65 a 75 dias, os adultos passam muito mais tempo em busca de alimento, comparado com outras épocas do ano. Na natureza, as águias que têm a sorte de sobreviver ao primeiro ano, têm uma expectativa de vida estimada entre 12 e 24 anos.

Habitat

A águia-pescadora-africana está associada a uma grande variedade de habitats aquáticos, de rios, lagos e represas, até pântanos e lagoas de mangue.

Distribuição

A águia-pescadora-africana ocorre em grande parte da África Subsaariana.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "African Fish Eagle." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 07 Abr 2017. Web. 08 Abr 2017.
  • African Fish Eagle fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Haliaeetus vocifer. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22695115A93490143.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.