Águia-marinha-de-steller

Fotografia por Aaroncorey, CC BY-NC-ND

Local da foto: Hokkaido, Japão

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 400mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/2000s  •  ISO: 160
Data em que a foto foi tirada: 19/02/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Águia-marinha-de-steller

Haliaeetus pelagicus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Accipitriformes
Família Accipitridae
Gênero Haliaeetus
Nome Científico Haliaeetus pelagicus(Pallas, 1811)
Nome Inglês Steller's Sea Eagle
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

A águia-marinha-de-steller é uma grande ave de rapina da família Accipitridae. É a maior ave no gênero Haliaeetus e uma das maiores aves de rapina do mundo.

Essa grande ave de cor castanho-escura tem um grande e forte bico amarelo. As penas dos ombros, cauda e pernas são brancas. Em média, tem um comprimento que varia de 85 a 105 cm e uma envergadura entre 195 e 250 cm. As fêmeas geralmente pesam entre 6,8 e 9 kg, enquanto os machos são mais leves, com um peso entre 4,9 e 6 kg.

Biologia

A águia-marinha-de-steller tem um bico grande e poderoso perfeitamente adaptado para rasgar carne. Ela se alimenta principalmente de peixes, especialmente de salmão (Onchorhynchus spp.). Como a maioria das águias do gênero Haliaeetus, ela caça peixes quase exclusivamente em águas rasas. Além de peixes, também caça aves aquáticas (incluindo patos, gansos, cisnes, grous, garças e gaivotas), mamíferos diversos, caranguejos, mexilhões, lulas e carniça.

Em locais onde há grandes concentrações de presas, como o salmão, grupos de águias se reúnem para se alimentar e, frequentemente, indivíduos tentam roubar a comida uns dos outros em um comportamento conhecido como cleptoparasitismo.

A águia-marinha-de-steller começa a construir seu grande e volumoso ninho nas árvores no final de fevereiro e início de março. Os primeiros ovos são colocados em meados de abril e após um período de incubação de 39 a 45 dias, nascem de um a três filhotes. Geralmente, apenas um filhote sobrevive. Esta águia atinge a maturidade sexual por volta dos 4 ou 5 anos de idade e a plumagem de adulto aparece por volta dos 8 ou 10 anos.

Habitat

A águia-marinha-de-steller habita penhascos costeiros e estuários; mais para o interior, habita locais próximos de rios e lagos.

Distribuição

A águia-marinha-de-steller reproduz no leste da Rússia, ao redor do Mar de Okhotsk e na Península de Kamchatka. Um pequeno número de águias permanece em Kamchatka durante o inverno, mas a maioria migra para o sul, para as ilhas japonesas de Hokkaido e Kuril. Esta espécie também é vista ocasionalmente na China, Coreia do Norte e Coreia do Sul.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Steller's Sea Eagle." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 01 Mar 2017. Web. 31 Mar 2017.
  • Steller's Sea Eagle file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Haliaeetus pelagicus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22695147A93492859.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.