Águia-dourada

Fotografia por Steve McLaren, CC BY-NC-ND

Local da foto: Escócia

 Canon EOS-1D Mark IV (Canon)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/2500s  •  ISO: 1000
Data em que a foto foi tirada: 13/02/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Águia-dourada

Aquila chrysaetos
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Accipitriformes
Família Accipitridae
Gênero Aquila
Nome Científico Aquila chrysaetos(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Golden Eagle
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A águia-dourada é uma das aves de rapina mais conhecidas no Hemisfério Norte. Como todas as águias, ela pertence à família Accipitridae.

A águia-dourada é uma grande ave de rapina de asas largas e de coloração marrom-escura. Os adultos têm uma coloração principalmente marrom, com uma cor dourada clara na parte de trás da coroa e nuca e um pouco de cinza nas asas e cauda.

A águia-dourada tem entre 66 e 102 cm de comprimento, e uma envergadura de asas entre 180 e 234 cm. Os machos pesam, em média, 3,6 kg e as fêmeas, em média, 5,1 kg.

Biologia

A águia-dourada usa sua agilidade e velocidade combinada com garras extremamente poderosas para capturar uma grande variedade de presas, incluindo coelhos, marmotas, esquilos, e mamíferos maiores como raposas e jovens ungulados. Ela também se alimenta de carniça se as presas vivas estiverem escassas, bem como répteis. Aves, incluindo espécies de grande porte como cisnes e grous também já foram relatadas como presas. Durante séculos, esta espécie tem sido uma das aves mais usadas na falcoaria, com a subespécie da Eurásia sendo usada para caçar e matar presas como o lobo-cinzento (Canis lupus) em algumas comunidades nativas. Devido a sua valentia de caça, a águia-dourada tem grande reverência mística em algumas culturas tribais antigas.

Águias-douradas mantêm territórios que podem chegar a 155 km². Elas são monogâmicas e podem permanecer juntas por vários anos ou, eventualmente, por toda a vida. Constroem ninhos enormes em lugares altos, incluindo penhascos, árvores ou estruturas humanas, tais como postes de telefone. As fêmeas colocam entre 1 e 4 ovos, e ambos os pais incubam os ovos durante 40 a 45 dias. Geralmente, um ou dois jovens sobrevivem e emplumam em cerca de três meses.

Habitat

A águia-dourada é uma espécie bem adaptável ao habitat, mas muitas vezes reside em áreas com algumas características ecológicas compartilhadas. Ela prefere caçar em áreas abertas ou semiabertas. É encontrada em maior número em regiões montanhosas, com muitas águias, na maioria das vezes, caçando e nidificando em formações rochosas. No entanto, ela não está ligada apenas a grandes altitudes e pode reproduzir em terras baixas se os habitats locais são adequados. Ela ainda pode ser encontrada na tundra, cerrado, florestas de coníferas com clareiras e estepes, pradarias e outros habitats de pradarias regionais. Esta espécie ocorre em altitudes desde o nível do mar até pelo menos 3.700 m.

Distribuição

A distribuição mundial da águia-dourada se estende pela região Paleártica, incluindo regiões montanhosas da Europa, ao sul até o norte da África e sul da Ásia. Ela ocorre também na América do Norte.

Subespécies

  • Aquila chrysaetos canadensis - ocorre do Alasca até o centro-oeste do México e costa nordeste dos Estados Unidos.
  • Aquila chrysaetos chrysaetos - ocorre da região Paleártica Ocidental até a Sibéria e Montanhas Altai.
  • Aquila chrysaetos daphanea - ocorre do Turquestão até a Manchúria, Paquistão, Himalaias e sudoeste da China.
  • Aquila chrysaetos homeyeri - ocorre na Península Ibérica; ocorre também do noroeste da África até a Arábia Saudita e Irã.
  • Aquila chrysaetos japonica - ocorre na Coreia e no Japão.
  • Aquila chrysaetos kamtschatica - ocorre da Sibéria e Montanhas Altai até a Península de Kamchatka.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, Ásia, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Golden Eagle." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Mar 2017. Web. 01 Apr 2017.
  • Golden Eagle fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Aquila chrysaetos. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22696060A93541662.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.