Águia-das-filipinas

Copyright © Alain Pascua, Wild Bird Photographers of the Philippines

Local da foto: Mindanao, Filipinas

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Águia-das-filipinas

Pithecophaga jefferyi
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Accipitriformes
Família Accipitridae
Gênero Pithecophaga
Nome Científico Pithecophaga jefferyiOgilvie-Grant, 1897
Nome Inglês Philippine Eagle, Great Philippine Eagle, Monkey-eating Eagle
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2016)

Descrição

Á águia-das-filipinas é uma espécie de ave de rapina da família Accipitridae, e é a maior águia do mundo em termos de comprimento, sendo a águia-marinha-de-steller (Haliaeetus pelagicus) e o gavião-real (Harpia harpyja) maiores em termos de peso e massa. É umas águias mais poderosas e, infelizmente, uma das espécies mais raras e criticamente ameaçadas de extinção.

Machos e fêmeas são similares na aparência possuindo uma coloração branca cremosa na barriga e embaixo das asas, enquanto as partes superiores são de uma coloração marrom chocolate, com as bordas mais claras. As longas penas da cabeça e nuca formam uma crista distinta, dando-lhe a aparência de uma juba de leão (Panthera leo). As fortes pernas são amarelas com garras escuras, grandes e poderosas, e o bico grande e proeminente é cinza azulado. Os olhos são azuis acinzentados.

A águia-das-filipinas tem entre 86 e 102 cm de comprimento total, e uma envergadura de asas entre 184 e 220 cm. Os machos pesam, em média, 4,5 kg e as fêmeas, em média, 6 kg.

Biologia

A águia-das-filipinas tem um voo rápido e ágil, mais parecido com o voo dos pequenos falcões do que com o voo de grandes aves de rapina.

A evolução nas ilhas filipinas, sem outros predadores, fez dessa águia uma caçadora dominante nas florestas filipinas. As espécies de presas da águia-das-filipinas variam em tamanho, desde pequenos morcegos pesando 10 g até o cervo-marrom-das-filipinas (Rusa marianna). A principal presa varia de ilha para ilha, dependendo da disponibilidade de espécies, particularmente em Luzon e Mindanao, porque as ilhas estão em diferentes regiões faunísticas. No geral ela se alimenta do lêmure-voador-das-filipinas (Cynocephalus volans), civetas, macacos, aves, raposas-voadoras, morcegos, roedores, serpentes e lagartos.

O ciclo reprodutivo completo da águia-das-filipinas tem duração de dois anos. Cada casal reprodutor requer um grande território para criar seu filhote com sucesso. Como a maioria das águias, a águia-das-filipinas é monogâmica, formando casal para toda a vida. Se uma das águias morre, a outra muitas vezes procura um novo companheiro. A época de reprodução começa em setembro e o casal constrói um ninho enorme na copa das árvores. A fêmea coloca apenas um ovo entre outubro e dezembro, que é incubado pelo casal. O período de incubação varia entre 58 e 68 dias. O filhote permanece no ninho por cerca de cinco meses e meio. Os pais cuidam do filhote por cerca de 17 meses até que ele deixe o território dos pais em busca do seu próprio território.

As fêmeas da águia-filipina atingem a maturidade sexual por volta dos 5 anos de idade, e os machos, aos 7 anos. A expectativa de vida para uma águia selvagem é estimada entre 30 e 60 anos.

Habitat

A águia-das-filipinas é encontrada em florestas de Dipterocarpaceae e florestas de altitude média, particularmente em áreas íngremes. Sua elevação varia de planícies até montanhas de mais de 1.800 m.

Distribuição

A águia-das-filipinas é uma espécie endêmica das Filipinas, e é encontrada em partes das grandes ilhas de Luzon, Samar, Leyte e Mindanao. A águia-das-filipinas era distribuída ao longo dessas ilhas, e embora a população atual seja desconhecida, acredita-se que existam menos de 250 espécimes maduros, sendo que a maior população reside em Mindanao.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Philippine Eagle." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 31 Mar 2017. Web. 01 Abr 2017.
  • Philippine Eagle fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Pithecophaga jefferyi. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22696012A93538566.
  • Philippine Eagle Foundation.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.