Abutre-barbudo

Copyright © Pierre Dalous

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Abutre-barbudo

Gypaetus barbatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Accipitriformes
Família Accipitridae
Gênero Gypaetus
Nome Científico Gypaetus barbatus(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Bearded Vulture, Lammergeier, Lammergeyer
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2016)

Descrição

O abutre-barbudo, conhecido também como abutre-quebra-ossos, é uma ave de rapina da família Accipitridae e o único membro do gênero Gypaetus.

Enorme e majestoso, o abutre-barbudo é uma ave de rapina distinta e um dos maiores abutres do Velho Mundo. As asas enormes permitem voar com característica facilidade acima das montanhas, enquanto o contorno da sua cauda longa e com formato de diamante é inconfundível em voo. Ao contrário da maioria dos abutres, o abutre-barbudo não tem uma cabeça careca. A cabeça tem uma coloração amarela cremosa com uma faixa preta acima dos olhos que se estende até o bico terminando em cerdas que formam uma barba preta, que dá a espécie um de seus nomes comuns - abutre-barbudo. O pescoço e as partes inferiores têm uma coloração laranja ferrugem, enquanto o dorso, asas e cauda têm uma coloração que varia da azul/cinza-escura a preta. Os jovens são muito menos distintos do que os adultos e têm uma plumagem irregular de cor marrom variável.

O abutre-barbudo tem entre 94 e 125 cm de comprimento e entre 230 e 280 cm de envergadura de asas. Ele pesa entre 4,5 e 7,8 kg.

Biologia

Entre os planadores mais habilidosos, o abutre-barbudo é uma ave magnífica em voo, e parece que raramente bate suas asas quando voa acima das passagens das montanhas.

Como outros abutres, o abutre-barbudo é um limpador de carcaças de animais mortos perfeito, mas com uma característica única: ele é um especialista em se alimentar de ossos. Enquanto ossos pequenos são ingeridos inteiros, os ossos maiores são carregados para o ar e jogados de grandes alturas nas rochas. Essa técnica fascinante resulta em ossos quebrados nas rochas e dá ao abutre acesso à nutritiva medula no interior dos ossos. O abutre-barbudo tem um poderoso sistema digestivo que dissolve rapidamente os ossos ingeridos. Além de ossos e outras carniças, essa espécie abate algumas presas vivas, tais como jabutis, híraxes e lebres, que recebem tratamento semelhante ao dos grandes ossos.

O abutre-barbudo reproduz em pares, com cada par comandando um grande território dentro do qual um ninho é construído sobre um penhasco acessível, uma borda rochosa, ou em uma caverna pequena. Durante a época de reprodução, que varia geograficamente, casais cortejando fazem exibições espetaculares voando juntos para o alto e "mergulhando" no ar em seguida, ocasionalmente "travando" garras com garras descendo em espiral no ar até quase o chão.

O ninho do abutre-barbudo é feito de uma enorme pilha de galhos forrados com lã, esterco, pele seca e, às vezes, até mesmo lixo. A fêmea geralmente coloca entre 1 e 2 ovos em cada ninhada, que são incubados por aproximadamente 53 a 60 dias. Os filhotes emplumam depois de 100 a 130 dias, mas permanecem dependentes dos pais por até 3 anos. As aves jovens viajam muito, mas os adultos geralmente são residentes dentro de um enorme território.

Habitat

O abutre-barbudo é uma ave de altas altitudes que habita montanhas remotas em uma variedade de tipos de vegetação, desde prados alpinos até encostas rochosas com vegetação escassa. Ele é encontrado principalmente acima de 1.000 m de altitude, com alguns indivíduos registrados no Monte Everest em impressionantes 7.500 m de altitude.

Distribuição

O abutre-barbudo ocorre do sul da Europa, pelo Oriente Médio até o nordeste da China. Ele também ocorre em partes do norte, leste e sul da África.

Subespécies

  • Gypaetus barbatus barbatus - montanhas do sul da Europa e noroeste da África até o nordeste e centro da China.
  • Gypaetus barbatus meridionalis - leste e sul da África e sudoeste da Arábia Saudita.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Bearded Vulture." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 09 Mar 2017. Web. 7 Abr 2017.
  • Lammergeier fact file on ARKive.
  • BirdLife International. 2016. Gypaetus barbatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22695174A90174498.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.