Abelharuco-de-cauda-azul

Fotografia por C Fotografia, CC BY

Local da foto: Parque Nacional de Yala, Sri Lanka

 NIKON D7200 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 500mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/500s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 27/12/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Abelharuco-de-cauda-azul

Merops philippinus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Aves
Ordem Coraciiformes
Família Meropidae
Gênero Merops
Nome Científico Merops philippinusLinnaeus, 1766
Nome Inglês Blue-tailed Bee-eater
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O abelharuco-de-cauda-azul é uma ave coraciforme da família Meropidae, uma família composta de várias espécies de abelharucos e, como o próprio nome sugere, se alimentam predominantemente de insetos voadores, especialmente abelhas e vespas.

Como outras espécies de abelharucos, o abelharuco-de-cauda-azul é uma ave colorida e tem um corpo delgado. A cor da plumagem é predominantemente verde-acastanhada. A face tem uma faixa escura que se estende além do olho e tem borda azulada. A íris é marrom. A garganta é acastanhada. A extremidade distal das asas, uropígio e cauda são azulados. As penas da cauda central são alongadas. O bico longo é preto e um pouco curvado para baixo. As pernas e os pés são cinza-claros.

O abelharuco-de-cauda-azul tem entre 28 e 30 cm de comprimento e seu peso varia entre 29 e 43 g.

Biologia

O abelharuco-de-cauda-azul tem hábitos diurnos e é uma ave fortemente migratória e altamente social.

A dieta do abelharuco-de-cauda-azul é composta predominantemente de insetos voadores, especialmente abelhas e vespas, que são capturadas no ar por voos a partir de um poleiro aberto. O ferrão das abelhas e vespas é removido batendo e esfregando repetidamente o inseto em uma superfície dura. Durante este processo, a pressão é aplicada ao inseto, extraindo assim a maior parte do veneno.

O abelharuco-de-cauda-azul é monogâmico durante a época de reprodução e nidifica em colônias. O ninho é um túnel relativamente longo escavado em um banco arenoso vertical, muitas vezes ao lado de um rio ou em áreas planas abertas. A câmara incubadora está situada no final do túnel.

A fêmea do abelharuco-de-cauda-azul coloca uma ninhada de 5 a 7 ovos brancos esféricos. Ambos os pais incubam os ovos e cuidam dos filhotes. Os ovos eclodem em aproximadamente 20 dias e os filhotes nascem cegos, com uma coloração rosa e sem penas, e permanecem no ninho por cerca de 30 dias.

Habitat

O abelharuco-de-cauda-azul habita vários ecossistemas naturais de florestas e zonas úmidas. Habita também ecossistemas terrestres artificiais. Os ecossistemas naturais incluem florestas secas tropicais e subtropicais, planícies úmidas tropicais e subtropicais, vegetação de mangue tropical e subtropical, lagos de água doce, rios, córregos e riachos. Os ecossistemas artificiais incluem terras aráveis, plantações, pastagens, jardins rurais, parques urbanos e áreas urbanas.

Distribuição

O abelharuco-de-cauda-azul é encontrado no norte do Paquistão, centro e norte da Índia, Nepal e sudeste do Sri Lanka até Mianmar, sudeste da China (de Yunnan até Guangdong e Hainan) e Filipinas, e ao sul até Sulawesi e Ilha de Flores. É encontrado também no leste da Nova Guiné e Nova Bretanha, e no inverno é encontrado no sul da Índia, Sri Lanka, Península da Malásia e nas Grandes Ilhas da Sonda.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • BirdLife International. 2016. Merops philippinus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22683750A92998513. Acessado em 30 Maiy 2018.
  • Wikipedia contributors. "Bee-eater." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 15 Mai 2018. Web. 30 Mai 2018.
  • Wikipedia contributors. "Blue-tailed bee-eater." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 03 Mar 2018. Web. 30 Mai 2018.
  • Fry, H. & Boesman, P. (2018). Blue-tailed Bee-eater (Merops philippinus). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
  • Birds of India | Bird World.
  • Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L. Wood. 2018. The eBird/Clements checklist of birds of the world: v2018.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Aves

Conheça mais espécies de Aves selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.