Tritão-crocodilo-de-kweichow

Fotografia por John P. Clare, CC BY-NC-ND

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tritão-crocodilo-de-kweichow

Tylototriton kweichowensis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Caudata
Família Salamandridae
Gênero Tylototriton
Nome Científico Tylototriton kweichowensisFang & Chang, 1932
Nome Inglês Red-tailed Knobby Newt, Kweichow Crocodile Newt
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2004)

Descrição

O tritão-crocodilo-de-kweichow, conhecido também como tritão-nodoso-de-cauda-vermelha, é uma espécie de salamandra da família Salamandridae. Ele pertence ao gênero Tylototriton, um gênero de tritões que possui 14 espécies conhecidas e chamadas de tritões-crocodilo. Eles levam esse nome por causa das fileiras de verrugas e sulcos ao longo das costas como as dos crocodilos.

A cabeça do tritão-crocodilo-de-kweichow tem formato triangular e é relativamente plana. As áreas logo acima e atrás dos olhos nas laterais da cabeça são elevadas. Possui grandes glândulas paratoides. As narinas são pequenas e localizadas perto do focinho que é arredondado. A pele é fina e granulada. O dorso possui grandes tubérculos granulados, com tubérculos mais densos ao longo das três faixas igualmente espaçadas, que correm da cabeça até a cauda dorsalmente e em ambos os lados dorsolateralmente. O ventre é menos granular e os membros são curtos e grossos. Existem quatro dedos em cada membro anterior e cinco dedos em cada membro posterior, todos sem membranas interdigitais, e os dedos são arredondados. Os indivíduos variam na coloração. As glândulas paratoides, ponta dos dedos, cauda e as faixas irregulares são vermelhas ou laranja.

O tritão-crocodilo-de-kweichow é um tritão robusto e relativamente grande. Seu comprimento total varia entre 155 e 210 mm, e as fêmeas são maiores do que os machos, que são mais delgados.

Biologia

A dieta do tritão-crocodilo-de-kweichow é composta de vermes, insetos, larvas e tritões menores. Ele também pode se alimentar de pequenas rãs e pequenos sapos.

Fora da época de reprodução, o tritão-crocodilo-de-kweichow é mais terrestre. A época de reprodução vai do início de maio até o início de julho, coincidindo com o período das chuvas. A proporção entre sexos nos locais de reprodução varia por mês, com os machos geralmente superando as fêmeas, especialmente em junho e julho. A fêmea coloca os ovos individualmente ou dois a três de uma vez, e dispersos no fundo da poça. Alguns são colocados em terra, em solo úmido, sob grandes pedras perto da poça. O tamanho da ninhada é de 121 a 141 ovos em média. Em temperaturas de água entre 16 e 22°C as larvas eclodem após 21 dias. As larvas eclodem com 12 mm de comprimento e depois passam por todo o período de metamorfose até se tornarem adultos terrestres.

O tritão-crocodilo-de-kweichow é um animal altamente tóxico.

Habitat

O tritão-crocodilo-de-kweichow vive em riachos de montanha, lagos e áreas arbustivas próximas, em altitudes que variam entre 1.500 e 2.400 m acima do nível do mar. Quando está na água, ele geralmente se esconde sob folhas e madeira podre.

Distribuição

O tritão-crocodilo-de-kweichow é encontrado no oeste da província de Guizhou e no nordeste da província de Yunnan, na China.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Red-Tailed Knobby Newt." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 19 Jan. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • AmphibiaWeb 2009. Tylototriton kweichowensis: Red-Tailed Knobby Newt. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Yang Datong, Lu Shunqing, Wu Guanfu. 2004. Tylototriton kweichowensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T59484A11933654.
  • Salamanders of China

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.