Tritão-barriga-de-fogo-chinês

Fotografia por Johannes Pirhonen, CC BY-NC-SA

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tritão-barriga-de-fogo-chinês

Cynops orientalis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Amphibia
Ordem Caudata
Família Salamandridae
Gênero Cynops
Nome Científico Cynops orientalis(David, 1873)
Nome Inglês Chinese Fire Belly Newt
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2004)

Descrição

O tritão-barriga-de-fogo-chinês é uma espécie de anfíbio da família Salamandridae.

O tritão-barriga-de-fogo-chinês tem uma coloração dorsal preta. O ventre tem uma coloração laranja brilhante ou vermelha, com manchas pretas espalhadas. Espécimes criados em cativeiro podem ter uma coloração ventral amarela, ao invés de laranja brilhante ou vermelha, dependendo da dieta. A cabeça é chata, mas não é larga. O focinho arredondado é um pouco truncado. Os olhos são grandes e situados anteriormente ao ângulo da mandíbula, onde a dobra labial superior é evidente. A pele é lisa, mas densamente coberta com pequenos grânulos.

O tritão-barriga-de-fogo-chinês é uma espécie de tritão relativamente pequena. As fêmeas são maiores do que os machos. As fêmeas têm aproximadamente 80 mm de comprimento total, e os machos, entre 60 e 65 mm de comprimento total. Os machos têm uma cauda mais curta e a nadadeira caudal mais alta.

Biologia

O tritão-barriga-de-fogo-chinês se alimenta de pequenos animais aquáticos, como vermes e larvas de inseto.

Os tritões geralmente são aquáticos, mas eles também vivem em terra fora da época de reprodução. A época de reprodução do tritão-barriga-de-fogo-chinês começa em março e termina em julho, com pico a partir do final de abril até meados de maio. A temperatura da água adequada é de 15 a 23°C.

A fêmea do tritão-barriga-de-fogo-chinês coloca um único ovo (ou entre 2 e 4 ovos) na superfície ventral de uma folha aquática, entre 2 e 10 cm abaixo da água. Ela pode dobrar a folha com as pernas para esconder o ovo. A maioria dos ovos dessa espécie são colocados durante a noite. O ovo tem 2 mm de diâmetro. Uma única fêmea pode colocar cerca de 100 ovos em uma época de reprodução. Os ovos eclodem após um período de 13 a 24 dias. As larvas nascem com cerca de 10 a 12 mm de comprimento, com uma coloração dorsal marrom e uma coloração ventral mais clara. Após a eclosão, o período de metamorfose dos recém-nascidos é de 50 a 80 dias, quando os filhotes atingem um comprimento total de 30 mm.

Habitat

O tritão-barriga-de-fogo-chinês habita e reproduz em poças, lagoas e campos de arroz em áreas montanhosas, em habitats de florestas e habitats degradados, em altitudes que variam entre 30 e 1.000 m.

Distribuição

O tritão-barriga-de-fogo-chinês é uma espécie endêmica da China. Ele é amplamente distribuído no trecho inferior do rio Yangtzé e em áreas adjacentes, incluindo as províncias Henan, Hubei, Anhui, Jiangsu, Zhejiang, Jiangxi e Fujian.

Veneno

O tritão-barriga-de-fogo-chinês é moderadamente venenoso e excreta as toxinas através da pele. Consistindo principalmente de tetrodotoxinas, os tritões do gênero Cynops representam uma ameaça clinicamente significativa se as toxinas forem consumidas. Apesar disso, é pouco provável que apenas as excreções de pele sejam nocivas para os seres humanos, a menos que o animal seja ingerido. Independente disso, a lavagem das mãos antes e depois do contato com qualquer anfíbio é importante para reduzir os riscos de transferir toxinas ou doenças para/e do animal.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Chinese Fire Belly Newt." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 2 Feb. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • AmphibiaWeb 2008. Cynops orientalis: Oriental Fire-bellied Newt. University of California, Berkeley, CA, USA.
  • Gu Huiqing, Geng Baorong. 2004. Hypselotriton orientalis. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T59442A11942170.

Mais Espécies de Anfíbios

Conheça mais espécies de Anfíbios selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.